sexta-feira, 27 de março de 2009

Doce de Morango

Adoro a minha Bimby. Desta vez fiz um Doce de Morango óptimo. Não deu trabalho nenhum, pois não é necessário estar sempre a mexer como no método tradicional.


Ingredientes:
800 g de morangos
800 g de açúcar (pus menos)
1 limão descascado sem peles brancas nem caroços

Coloquei todos os ingredientes no copo e triturei 10 segundos à velocidade 5. Seleccionei 30 minutos, velocidade 1 à temperatura 100 °C.

Como no final do tempo o doce ainda estava um pouco líquido seleccionei mais 5 minutos à temperatura Varoma. Retirei e verti para frasquinhos.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Iogurte Natural

Depois de várias tentativas falhadas para fazer um iogurte na Bimby, descobri que, possivelmente, não poderia fazer metade da receita. Assim, experimentando uma nova receita que a vendedora da Bimby me deu e desta vez fazendo-a na totalidade, aqui está o resultado. Ainda não está perfeito, mas está quase.


Ingredientes:
1 litro de leite gordo do dia
1 iogurte natural
1 1/2 colher de sopa de leite em pó
1 pacotinho de açúcar
Juntei todos os ingredientes. Seleccionei 4 minutos, temperatura 50 °C, velocidade 4. Tapei muito bem a Bimby com um saco isotérmico dos hipermercados e cobri com duas mantas. Deixei ficar a descansar 8 a 10 horas.

quarta-feira, 25 de março de 2009

Lulas estufadas

À medida que vou experimentando receitas na Bimby vou ficando cada vez mais satisfeita. Esta receita de lulas resultou muito bem.



Ingredientes:
1/2 kg de lulas congeladas limpas e às argolas
Polpa de tomate
Chouriço e bacon
1/2 cebola
Vinho branco q.b
1 dente de alho
Azeite

Descongelam-se e lavam-se as lulas. Passam-se por farinha e reservam-se. No copo, deita-se o azeite e programa-se 3 minutos, temp.Varoma à velocidade 1.

Adiciona-se o alho, a cebola, o chouriço e o bacon e pica-se durante 6 segundos à velocidade 5. Refoga-se 3 minutos, temperatura Varoma à veliocidade 1. Junta-se a polpa de tomate e programa-se 20 segundos à velocidade 7. Limpam-se as paredes do copo e selecciona-se 7 minutos, 100 °C temperatura à velociade 2.

Juntam-se as lulas, o vinho, a água e programa-se 35 minutos, temperatura 100 °C, velocidade Colher Inversa.

terça-feira, 24 de março de 2009

Caracóis com Pepitas de Chocolate

Já andava há algum tempo para experimentar fazer estes caracóis. Fiz a massa na Máquina de Pão e o creme de Pasteleiro na Bimby. Aqui está a foto e a seguir as receitas


Ingredientes
(creme de pasteleiro):
250 g de leite
1 ovo
50 g de açúcar
20 g de farinha

Coloquei todos os ingredientes no copo da Bimby e programei 7 minutos, velocidade 4 à temperatura de 90 °C. Retirei e reservei.

Ingredientes (massa):
2 ovos e completei com leite até 300 ml
1 cc de sal
2 cs de manteiga
500 g de farinha T55
2 cs de açúcar
2 cc de fermento Fermipan

Coloquei todos os ingredientes pela ordem indicada na cuba da Máquina de Pão e seleccionei o programa Massa. No final do ciclo, retirei a massa e estendi-a de forma rectangular. Espalhei por cima o creme pasteleiro e polvilhei com as pepitas de chocolate.

Formei um rolo bem apertado com a massa e cortei em fatias de 2 a 3 cm. Coloquei as fatias num tabuleiro de ir ao forno anti-aderente com um espaço de cerca de 1 a 2 cm entre elas e deixei repousar durante aproximadamente 15 minutos.

Pincelei com ovo batido e levei ao forno pré-aquecido a 180 °C até ficarem cozidos e douradinhos.

Podemos substituir as pepitas de chocolate por uvas passas ou frutas cristalizadas.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Caldo Verde

Esta foi a minha primeira experiência com a Varoma. O Caldo Verde ficou muito bom, muito bem passado. Fantástico.
Ingredientes:
500 g de batatas descascadas e partidas aos pedaços
1/2 cebola
Azeite
1 l de água
Sal
Rodelas de choriço
1 saqueta de caldo verde congelado

Coloquei no copo as batatas, a cebola, o sal e a água. Na Varoma coloquei a saqueta de caldo verde. Seleccionei 25 minutos, temperatura Varoma, velocidade 1.

No final do tempo, retirei a Varoma e triturei tudo durante 1 minuto na velocidade 7 segurando o copinho. Adicionei o caldo verde, as rodelas de choriço e o azeite pelo bucal e selccionei 2 minutos, temperatura 100 °C à velocidade 1.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Puré de Batata

Adorei fazer esta receita na Bimby. O puré ficou bastante bem passado e só o facto de não ter que lavar depois o passe-vite, valeu mesmo a pena. A receita vem no livro Base da Bimby.




Ingredientes:
(metade da receita)
500 g de batatas descascadas e partidas aos pedaços
200 g de leite
Sal q.b.
25 g de manteiga

Coloquei as batatas, o leite e o sal no copo da Bimby e seleccionei 30 minutos, velocidade 1, à temperatura de 90 °C.

No final juntei a manteiga e triturei 20 segundos à velocidade 3.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Rissóis de Salsicha

Esta é mais uma das receitas que estava curiosa por experimentar na Bimby, já que a massa de rissóis que fazia anteriormente, pelo método tradicional, nunca me ficava bem, além de ficar com o tacho bastante sujo, devido à película que se formava no fundo. Com a Bimby a experiência resultou bastante bem e perco muito menos tempo. Sem dúvida a repetir.


A receita apareceu publicada na revista da Bimby nº 4 de Setembro de 2008.

Ingredientes:
250 g de água
30 g de manteiga
5 g de azeite
Sal q.b.
250 g de farinha
Salsichas "cocktail"
1 ovo
Pão ralado
Óleo para fritar

Coloquei no copo da Bimby a água, a manteiga, o azeite e o sal e programei 5 minutos, 100 °C, velocidade 1.

No final juntei a farinha de uma só vez (como se faz no método tradicional) e selccionei 20 segundos, velocidade 4.

Retirei a massa (não é necessário polvilhar a superficie onde se vai trabalhar a massa, pois esta não agarra). Deixei repousar algum tempo (a receita dizia 20 minutos, mas deixei repousar 10) e com o rolo estendi a massa. Coloquei as salsichas, dobrei a massa e com a ajuda do cortador fiz pequenos rissóis que passei por ovo e pão ralado.

Fritei alguns e congelei os restantes.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Creme de Alho Francês

Esta é uma das sopas que costumo fazer lá em casa. Fi-la pela primeira vez na Bimby e ficou óptima, muito cremosa e com a vantagem de não ter que lavar a varinha mágica.


Ingredientes:
1 litro de Água
1 Alho Francês (só a parte branca)
3 Batatas
3 Cenouras
Abóbora e courgette q.b.
Sal q.b.
Azeite q.b.

Coloquei no copo da Bimby 1 litro de água e juntei os ingredientes (excepto o azeite) descascados, lavados e partidos aos bocados. Seleccionei 25 minutos, velocidade 1, temperatura 100 °C.

No final do tempo, triturei tudo durante 1 minuto à velocidade 7. Adicionei o azeite e seleccionei mais 5 minutos, velocidade 1, temperatura 100 °C.

terça-feira, 17 de março de 2009

Bolo de Claras

Nunca tinha feito nenhum Bolo de Claras. Mas como já tinha algumas (seis) claras no congelador há alguns dias resolvi experimentar e fazer esta receita na Bimby. Ficou muito bom e fofinho.


Ingredientes:
6 claras
1 pitada de sal
70 g de manteiga derretida
120 g de açúcar
120 g de farinha
1 colher de chá de fermento
Com a "borboleta" colocada verti as claras para o copo da Bimby. Juntei uma pitada de sal e programei seis minutos, velocidade 3. Retirei as claras em castelo e reservei.
Sem lavar o copo e sem a "borboleta", adicionei o açúcar e a manteiga derretida e programei 2 minutos, velocidade 1. Seguidamente e com a mesma velocidade adicionei alternadamente as claras em castelo e a farinha previamente misturada com o fermento.
Com a máquina parada, envolvi tudo muito bem com a espátula. Verti o preparado para uma forma previamente untada com margarina e levei ao forno médio até estar cozido.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Cogumelos Salteados com Alho

Esta receita ficou bastante bem. É para repetir. Aqui vai a foto:

E aqui a receita:

Ingredientes:
400 g de cogumelos
4 dentes de alho
1 malagueta
70 g de azeite
Sal e pimenta q.b.

Coloquei no copo os alhos e a malagueta e piquei 6 segundos, velocidade 5. Parei a máquina coloquei a "borboleta" e adicionei os restantes ingredientes (parti os cogumelos a meio). Seleccionei 12 minutos, temperatura 100 °C, velocidade 1. No final do tempo, rectifiquei os temperos.

No caso de ficarem com bastante líquido pode-se programar 5 minutos, temperatura Varoma para apurar.

domingo, 15 de março de 2009

Creme de Cenoura

Aqui o problema foi a falta de sal. De resto, o creme estava muito bem passado e bastante gostoso.



Ingredientes:
1 l de água
500 g de cenoura
3 batatas
1 cebola
1 colher de sopa de azeite
Sal qb


Coloquei todos os ingredientes descascados e partidos aos bocados no copo com 1 litro de água. Programei 25 minutos, temperatura 100 °C e colher inversa.

No final do tempo, coloquei o azeite e o sal e triturei tudo durante 50 segundos com a velocidade inicial 6 e depois aumentar para 7.

Primeiras experiências com a Bimby - Leite Creme

Tal como prometido coloco a seguir as fotografias das minhas primeiras experiências com a Bimby. Para principiante não ficaram más. Nada que a prática não apure aqueles pequenos detalhes que às vezes fazem a diferença.

Leite Creme:
Ingredientes:
1/2 l de leite
3 gemas de ovos
30 g de farinha ou 20 g de maizena
100 g de açúcar
Casca de um limão (só a parte amarela)

Tal como tinha referido anteriormente, coloquei a "boroboleta" (quando não devia). Juntei todos os ingredientes e programei 12 min, temp. 90 °C, velocidade 2 1/2. No final do tempo retirei a casca do limão e verti para uma travessa. Ficou muito bom.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Bimby

Desde ontem que tenho uma nova ajudante na cozinha. Chama-se Bimby e aqui vai a foto. Não é linda?

Estava ansiosa e também um bocado receosa por experimentá-la sem a ajuda da demonstradora, mas posso dizer que a minha primeira experiência correu lindamente.
Fiz um simples leite creme (coloco a receita e a fotografia depois) e rendeu mais do que com a mesma quantidade pelo método tradicional e ficou mais fôfo. Coloquei também a "borboleta" quando não era suposto (erros de principiante) e talvez tenha sido por isso que ficou tão fofo.
Tenho também que me adaptar à quantidade de sal a colocar, pois tanto o arroz branco que fiz como o creme de cenoura, apesar de ficarem gostosos, estavam um pouco ensossos.
Para já estou bastante satisfeita. Acho que me vai ajudar bastante na cozinha: vai poupar tempo, vou ter menos louça para lavar (varinha mágica, tachinhos, etc), etc... Enfim, vou ter mais tempo para dedicar à família que é o mais importante...

domingo, 8 de março de 2009

Bolas de Berlim



Ingredientes:
3/4 copo de leite ou água (usei leite)
2 ovos
60 g de manteiga derretida
1 cc de sal
65 g de açúcar (juntei um pouco de açúcar baunilhado)
4 1/4 copos de farinha T55
1 saqueta de fermento Fermipan
Óleo para fritar


Creme de Pasteleiro:
250 ml de leite
75 g de açúcar
40 g de farinha
2 gemas
1 ovo inteiro


Coloquei todos os ingredientes pela ordem indicada na cuba da máquina de pão e seleccionei o programa "Massa". Quando o ciclo terminou, retirei a massa para uma superfície polvilhada com um pouco de farinha e deixei descansar 10 minutos. Estendi a massa de modo a ficar com cerca de 1,5 cm de espessura. Cortei a massa com um copo largo.

Coloquei o óleo a aquecer (190 °C) e fritei a massa das Bolas de Berlim. Quando prontas, passei por açúcar e reservei.

Para o creme pasteleiro: fervi 200 ml de leite. À parte misturei os ingredientes com os 50 ml de leite restantes e juntei ao leite quente com cuidado. Mexi muito bem de modo a obter um creme espesso.

Depois de frio, dei um golpe nas bolas de Berlim e rechiei-as.

Cabrito Assado no Forno



Ingredientes:
Cabrito
Dentes de alho
Sal
Colorau
Piri piri
Azeite
Louro
Vinho Branco
Tomilho
Batatas
Pimenta
Laranja



Descascam-se e picam-se finamente os alhos. Junta-se sal, colorau, uma pitada de piri piri e azeite. Mistura-se bem e cobre-se o cabrito com esta pasta. Coloca-se a carne numa assadeira de barro e rega-se com um pouco de vinho branco. Cobre-se com película anti-aderente e vai ao frigorifico a marinar de um dia para o outro.

No próprio dia, leva-se o cabrito ao forno rodeado de batatinhas pré-cozidas. Rega-se tudo com mais um pouco de azeite e polvilha-se com o tomilho.

Retira-se quando estiver pronto.

Acompanha com arroz de forno.

terça-feira, 3 de março de 2009

Palmiers

Fiquei surpreendida e adorei esta receita quando a vi. Estava ansiosa por experimentar. Não há nada melhor que as coisas simples, fáceis e agradáveis. Quando fiz, experimentei só com uma placa de massa folhada, mas o sucesso foi tal que tive que repetir a dose e só sobraram 2 palmiers. Sem dúvida que é uma receita a fazer mais vezes. Aqui vai a foto.

Aqui vai a receita:
1 placa de massa folhada congelada (a receita original sugere massa fresca rectangular)
Açúcar q.b.

Descongelei e estendi a placa de massa folhada de modo a formar um rectângulo (na horizontal). Polvilhei com açúcar. Tracei uma linha imaginária vertical no meio da placa e dobrei as pontas laterais para dentro. Voltei a polvilhar com açúcar e novamente a dobrar as pontas laterais para dentro assim sucessivamente até não conseguir cobrar mais e ficar um rolinho de massa.

Pré-aquecer o forno.

Cortei a massa em fatias de 1 cm de espessura e coloquei-as num tabuleiro antiaderente. Pressionei um pouco e foram ao forno. Retirei quando ficaram douradinhas.

domingo, 1 de março de 2009

Arroz de Pato

Esta é uma das receitas que gosto de fazer quando de alguma ocasião especial. Fica sempre muito boa e gostosa além de ser também muito apreciada.



Ingredientes:

1 pato

Presunto, chouriço e bacon q.b.

Azeite

Cebola

1,5 chávena de arroz

De véspera coza o pato com as carnes (presunto, chouriço e bacon). Quando estiver pronto, desosse o pato e desfie tudo. Coloque o caldo num recipiente.

No dia, retire do caldo a parte gorda que entretanto solidificou. Faça um refugado com azeite e cebola e quando esta estiver macia, adicione o dobro das chávenas de arroz de caldo (neste caso 3 chávenas de caldo). Deixe ferver e acrescente o arroz.

Cubra o fundo de uma travessa de ir ao forno com o arroz que entretanto cozeu, espalhe por cima as carnes desfiadas e finalize com a última camada de arroz. Polvilhe com queijo mozzarella e enfeite com rodelas de chouriço. Vai ao forno a gratinar um pouco.

Bagels



Ingredientes:
250 ml de água
1 ovo ligeiramente batido
2 cc de óleo
2 cc de sal
500 g de farinha T55
1 1/2 cc fermento Fermipan


Coloquei os ingredientes pela ordem apresentada na cuba da máquina de pão e seleccionei o programa Massa.


No final do ciclo, retirei a massa para uma superficie enfarinhada e estendi-a de modo a ficar com 2 cm de espessura. Cortei a massa com um copo largo e com os dedos fiz um buraco no centro. Dexei repousar 15 minutos.

Entretanto coloquei a água a aquecer e quando começou a ferver introduzi os bagels. Dexei cozer 1 minuto de cada lado e retirei-os com uma escumadeira para um tabuleiro anti-aderente.

Pincelei os bagels com clara de ovo batida e polvilhei-os com sementes de sésamo. Foram ao forno até ficarem douradinhos.

Sem dúvida que esta receita é para repetir pois ficaram muito bons.

Pudim de Ovos

Este é um pudim muito fácil de fazer e muito bom. Aqui vão as fotos:





E aqui a receita:

Ingredientes:
1 chávena de ovos
1 chávena de açúcar
1 chávena de leite

Batem-se muito bem todos os ingredientes e colocam-se numa forma de pudim com açúcar caramelizado. Leva-se a cozer na panela de pressão 15 minutos.