terça-feira, 29 de setembro de 2009

Cookies

Vi esta receita algures na Internet (peço desculpa por não me lembrar de onde a retirei) e tinham um aspecto tão bom que resolvi experimentar. Outro motivo foi ter, já há algum tempo na despensa, um pacote de açúcar mascavado quase intacto. Aqui fica o resultado. Sem dúvida a repetir (com um pouco menos de açúcar)...

Ingredientes:

120 g de manteiga

100 g de açúcar mascavado claro

100 g de açúcar

1 ovo

Um pouco de extracto de baunilha

200 g de farinha

150 g de chocolate

Bater bastante bem a manteiga com os açúcares. Juntar o ovo e a baunilha, continuando a bater. Adiciona-se com cuidado a farinha. Acrescentam-se pedacinhos ou pepitas de chocolate. Mexe-se até estar tudo bem ligado e deitam-se colheradas deste preparado num tabuleiro forrado com papel vegetal. Vai ao forno pré-aquecido a 200 °C.

Quando prontos retiram-se os cookies para uma grelha até arrefecerem.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Bolo da Caneca

Já me tinham falado várias vezes deste bolo. Fiquei com uma certa curiosidade dada a sua rapidez de cozedura e também porque o bolo é feito na própria caneca que vai ao micro-ondas. Confesso que da primeira vez que o experimentei não ficou muito bom, mas resolvi voltar a fazer com uma receita um pouco diferente que encontrei no blog da "La Casita Verde". Ficou muito fofinho. Eis a foto:

Ingredientes:

1 ovo pequeno
4 colheres de sopa de leite

3 colheres de sopa de óleo

2 colheres de sopa rasaas de chocolate em pó

2 colheres de sopa rasas de açúcar

4 colheres de sopa rasas de farinha de trigo

1 colher de café rasa de fermento Royal

Colocar dentro da caneca o ovo, batendo-o com um garfo. Adiciona-se o óleo, o açúcar, o leite e o chocolate e bate-se muito bem. Acrescenta-se a farinha e finalmente o fermento. Bate-se levemente com o garfo até estar tudo bem misturado. Leva-se a caneca ao micro-ondas durante 3 minutos na potência máxima.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Marmelada

Depois de umas merecidas férias, voltei novamente ao meu "livro de receitas digital", com uma receita bem típica desta época. Foi a primeira vez que usei a Bimby para fazer marmelada. Eis o resultado:

Eis a receita (livro Base):

800 g de marmelos com casca, mas sem caroços
1 limão bem descascado e sem caroços
800 g de açúcar
Tritura-se tudo durante 30 segundos à velocidade 9, ajudando com a espátula. Limpa-se tudo que tiver ficado nas paredes do copo e programa-se 30 minutos, temperatura 100 °C, à velocidade 3 (foi assim que fiz).
Pode-se também cozer o marmelo com o limão durante 15 minutos, juntar o açúcar e cozinhar outros 15 minutos.
No final retirar e verter para tacinhas.