sexta-feira, 30 de abril de 2010

Doce de Palitos La Reine

Comprei uns palitos de la reine com o intuito de fazer uma sobremesa com leite condensado que tinha visto. Quando estava a iniciar a confecção, verifiquei que não tinha leite condensado e por isso tive que arranjar uma solução alternativa. A receita é do Sabor Intenso. Ficou muito bem.


Ingredientes:
6 ovos
10 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de farinha
1/2 l de leite
12 palitos de la Reine
Vinho do Porto (não coloquei)
4 colheres de sopa de chocolate em pó (coloquei Cola Cao)
Missangas de chocolate

Bater as gemas com metade do açúcar e da farinha. Adicionar aos poucos o leite. Verter este preparado para um tachinho e levar ao lume, mexendo sempre, até engrossar.

Colocar no fundo de uma travessa os palitos la Reine partidos em 4 e por cima verter o preparado. Deixar arrefecer.

Entretanto, bater as claras em castelo. Qaundo firmes, juntar aos poucos o açúcar previamente misturado com o chocolate.

Dispor por cima do creme. Polvilhar com as missangas de chocolate e levar ao frigorifico até servir.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Pão com Azeitonas

Inspirada no Pão com Azeitonas do PD, resolvi meter mão na massa e experimentar a receita para este pão do livro da Bimby "Massas". Em vez de um pão grande (conforme indicado na receita) fiz uns pãezinhos pequeninos. Achei o pão bastante fofo e saboroso. Sem dúvida a repetir, além de ter a vantagem de ir logo ao forno, não sendo necessário levedar.


Ingredientes:
1 colher de chá de sal
20 g de azeite
350 g de água
70 g de açúcar
600 g de farinha
1 colher de chá de manjericão (não coloquei)
1 saqueta de fermento seco
200 g de azeitonas sem caroço


Colocar no copo as azeitonas e picar com uns toques de Turbo (como não encontrei azeitonas pretas sem caroço, descarocei-as e cortei aos bocadinhos). Reservar.


Colocar no copo a água, o açúcar, o azeite, o feremento e o sal e programar 1 minuto à velocidade 2, temperatura 37 °C. Acrescentar a farinha, as azeitonas e o manjericão e programar 1 minuto à velocidade 6 e mais 3 minutos à velocidade Espiga.


Colocar a massa numa superfície enfarinhada, dividir em várias porções, fazer bolinhas e colocá-las num tabuleiro que possa ir ao forno untado com azeite. Levar ao forno a 50 °C durante cerca de 30 minutos.


Sem abrir o forno aumentar a temperatura para os 200 °C durante mais 30 minutos e 5 minutos antes de terminar o tempo pincelar o pão com um pouco de leite ou água para ficar brilhante (não coloquei pois gostei da aparência enfarinhada).


Dever-se-á colocar uma tacinha com água no forno para o pão ficar mais macio. Não pus pois esqueci-me (ficou bom na mesma).

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Rolo Recheado

Normalmente, como a carne de porco sai um pouco dura, costumo picá-la e aproveitar para fazer almondegas, ou rolo, como foi o caso. Desta vez, resolvi rechear o rolo com queijo, fiambre e umas azeitonas recheadas. Muito bom... :)



Ingredientes:
Feveras de porco
Chouriço
Bacon
1 ovo
Pão Ralado
Fatias de queijo e fiambre
Azeitonas recheadas


Picar as carnes na picadora, juntar o ovo e pão ralado e misturar bem. Numa superficie polvilhada com pão ralado dispõe-se a carne e pressiona-se de modo a fazer um rectângulo. Cobre-se com as fatias de queijo e fiambre e dispõem-se as azeitonas cortadas aos bocadinhos. Enrola-se como se fosse uma torta e coloca-se num tabuleiro untado com um pouco de azeite. Por cima, colocam-se umas nozinhas de margarina e vai ao forno pré-aquecido a 180 °C. Se houver necessidade, a meio da cozedura, cobre-se com uma folha de papel de alumínio.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Bifes de Avestruz Grelhados

De modo a variar um pouco a carne que se come cá em casa resolvi comprar uns bifes de avestruz. Fiquei a saber que a carne deste animal tem as mesmas proteínas que a carne de vaca, com a avantagem de ter menos gordura que o perú e o frango e menos colesterol que qualquer outro tipo de carne. Tem a mesma consistência que a carne de vaca e é macia e saborosa. Sem dúvida a repetir... :) (A receita é do Bom Garfo)


Ingredientes:

Bifes de Avestruz
Azeite
1 colher de sopa de ceboa picada
2 dentes de alho
1/2 colher de sopa com ervas para carne ou grelhar
Sal q.b.

Misturam-se todos os ingredientes e colocam-se os bifes de avestruz a marinar durante bastante tempo. Segundo a receita de 24 a 48 horas (deixei ficar cerca de 12 horas). Passado este tempo escorrem-se bem, secam-se com um papel absorvente e fritam-se numa frigideira untada com azeite durante pouco tempo para não ficarem secos.

Acompanhei com arroz e salada de legumes.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Bolo de Prata



Como o meu congelador já começava a ficar com bastantes tupperwares pequeninos com claras congeladas, resolvi fazer este bolo bastante agradável e fofo. A receita é do Pantagruel.

Ingredientes:
250 g de farinha
250 g de açúcar
125 g de manteiga
8 claras de ovos
2 colheres de chá de fermento
Amêndoas (não coloquei)

Batem-se as claras em castelo. Reservam-se. Entretanto, bate-se a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo e acrescentam-se 3 colheres de claras aos poucos. Envolvem-se bem. Aos poucos junta-se a farinha previamente misturada com o fermento e bate-se bem. Quando começar a borbulhar envolvem-se as restantes claras (não bater).

Verter o preparado numa forma untada com manteiga e polvilhada com pão ralado e por cima espalham-se as amêndoas (não coloquei, porque não tinha). Leva-se ao forno previamente aquecido a 180 °C até estar cozido.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Abrótea à Pescadora

Devo dizer que estou cada vez mais satisfeita com a minha Bimby. É realmente a cozinha mais pequena do mundo... :) Com esta receita adpatada do Forum Bimby, fiz um prato completo sem ligar o fogão. Para além de que resultou num prato diferente do habitual e bastante gostoso... Por todos os motivos, sem dúvida a repetir ...

Ingredientes:
Postas de Abrótea previamente temperadas com sal
Batatas para cozer
30 g de azeite
1 cebola
2 tomates maduros
1 Pimento (usei um pouco do verde e do vermelho)
250 g de vinho brano
1 kg de ameijoa vietnamita congelada
Coentros
Sal e pimenta q.b.

Deixei a descongelar com sal as postas de abrótea. No dia seguinte, coloquei no copo da Bimby o azeite e os tomates partidos aos bocadinhos. Seleccionei 6 minutos à temperatura Varoma, velocidade 2. No final piquei durante 10 segundos à velocidade 7.

Juntei o pimento cortado às tiras, a cebola partida aos gomos e o vinho. Temperei com sal e coentros.

No cesto, coloquei as ameijoas previamente lavadas e abertas (para isso deixei-as durante algum tempo num recipiente com sal).

Na parte inferior da Varoma coloquei as batatas descascadas e cortadas e na parte superior as postas de abrótea.

Seleccionei 25 minutos, temperatura Varoma, velocidade colher inversa. Quando faltarem cerca de 10/15 minutos para o final pré-aquecer o forno a 180 °C.

Dispor todos o peixe, as batatas e as ameijoas numa travessa que possa ir ao forno e por cima verter o molho que ficou no copo. Levar ao forno por 10/15 minutos e servir de imediato.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Almofadinhas de Maçã

Esta foi a minha primeira experiência com massa filo. Para dizer a verdade não calhou lá muito bem. Segui as instruções da embalagem que diziam que tinha que retirar a massa meia hora antes de a utilizar. Pois bem, foi isso que fiz e a massa começou a ficar seca e a quebrar. Logo o recheio começou a sair. Queria fazer uns embrulhinhos e por causa deste precalço tive que fazer almofadinhas. Para a próxima não sigo os conselhos da embalagem.
Outro conselho que aprendi com a experiência: Não colocar o recheio quente. Assim a massa amolece e rebenta.

A receita é adaptada do "Petiscos.com"
Ingredientes:
1 embalagem de massa filo
6 maçãs
4 a 6 colheres de açúcar
Canela
Margarina

Para o recheio:
Descascar e descaroçar as maçãs e colocar no copo da Bimby juntamente com o açúcar e a canela. Dar uns toques de turbo para obter uma mistura homogénea. Programar 15 minutos à temperatura 100 °C, velocidade 1. Retirar e deixar arrefecer.

Untar um tabuleiro de ir ao forno com margarina e reservar.

Retirar a massa da embalagem e picelá-la com margarina derretida. Cortar quadrados de massa e colocar o recheio. Fechar e colocar no tabuleiro. Repetir a operação até acabar a massa e o recheio.
Levar ao forno pré-aquecido a 180 °C.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Lombinhos de Porco com Maçã

A combinação da carne com maçã é uma descoberta relativamente recente. Acho que os sabores combinam bastante bem. A receita é a minha adaptação da do blog "Mais Sabores". A decoração do prato deixa um pouco a desejar, mas por vezes a pressa e a fome faz com que por vezes não nos esmeremos como merecem. Para além de ser uma óptima receita é também muito rápida...



Ingredientes:

Maçãs q.b.

Lombinhos de porco

Sal e pimenta q.b.

Margarina q.b.

Queijo ralado


Temperar os lombinhos com sal e pimenta. Numa frigideira untada com margarina dar-lhes uma ligeira fritura. Retirar para uma travessa que possa ir ao forno. Na gordura que restou, colocar as maçãs previamente descascadas, descaroçadas e cortadas às rodelas. Deixar cozer um pouco e dispor por cima da carne. Polvilhar com queijo mozzarella e levar ao forno pré-aquecido a 180 °C.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Bolo de maçãs recheado

Mais uma receita de um bolo feito para aproveitar umas maçãs. A receita é adpatada da Vaqueiro e o interessante é que é recheado com creme (não é de pasteleiro, nem bage cremin... nada disso.... com um simples creme maizena...)


Ingredientes:


Massa:

200 g margarina

130 g de açúcar

3 ovos

180 g de farinha

20 g de farinha maisena

1 colher de sobremesa de fermento em pó

Maçãs q.b.

Canela q.b.

Creme:

30 g de farinha maisena

60 g de açúcar

2,5 dl de leite

1 casca de limão

Preparação (creme):

Num tachinho colocar a farinha maisena, o açúcar, a casca de limão e o leite. Mexer bem até todos os ingredientes estarem bem misturados e sem grumos. Levar ao lume a engrossar mexendo sempre. Retirar do lume e retirar a casca de limão. Deixar arrefecer.

Preparação (massa):

Bater a margarina com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Juntar os ovos. Acrescentar as farinhas e o fermento e bater mais um pouco.

Untar uma forma com margarina e polvilhar com farinha. Verter metade da massa. Por cima colocar com cuidado o creme. Cobrir com a restante massa. Dispor por cima as maçãs previamente descascadas, descaroçadas e cortadas às lâminas. Polvilhar com açúcar e canela e levar ao forno pré-aquecido a 180 °C.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Sopa de Cogumelos

Esta sopa já estava há algum tempo para ser publicada, mas só agora saiu à cena. Fi-la naqueles dias de Inverno chuvosos em que uma bela sopa quentinha nos reconforta e nos dá um pouco mais de ânimo.

Ingredientes:
Azeite
1 lata de cogumelos
1/2 cebola
1 cubo de caldo de legumes
Leite (a quantidade da lata de cogumelos)
Água (a quantidade da lata de coumelos)
1 a 2 colheres de farinha

Num tacho colocar um pouco de azeite e a cebola picadinha. Deixar refogar. Adicionar os cogumelos, o sal e a pimenta. Mexer um pouco e acrescentar o leite, a água e o cubo de caldo de legumes. Deixar ferver e passar pela varinha mágica. Rectificar os temperos e servir de imediato.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Folar de Carnes

Apesar de estar um pouco atrasado, pois este é um folar tradicional da época que agora acaba, a Páscoa, não quis deixar de o publicar pois resultou muito bem. Comeu-se num abrir e fechar de olhos. :) A receita é adapatada da Tele Culinária Especial Robot de Cozinha de Abril.

Ingredientes:
500 g de farinha
150 g de margarina
40 g de azeite
1 salpicão (não coloquei, coloquei presunto e bacon)
1 bife (aproveitamento de umas sobras de um jantar)
1 chouriço
6 ovos
1 saqueta de fermipan
Sal q.b.
Azeite para pincelar
Farinha para polvilhar

Colocar no copo da Bimby o fermento, a margarina à temperatura ambiente, o azeite, os ovos, uma pitada de sal e a farinha. Programar 5 minutos à velocidade Espiga.

Passar a massa uma tigela polvilhada com farinha, cobrir e deixar levedar até triplicar de volume.

Sem lavar o copo da Bimby, colocar as carnes e dar uns toques de Turbo para picar as carnes.

Retirar a massa da tigela e dividir em duas partes. Estender uma delas e colocar num tabuleiro de ir ao forno previamente untado com azeite. Espalhar as carnes por cima, estender a restante massa e colocá-la por cima, dobrando as pontas para dentro. Deixar levedar mais meia hora coberto com um pano.

Ligar o forno a 180 °C. Pincelar o folar com azeite e levar ao forno. A receita refere como tempo de cozedura 30 minutos, mas o meu folar levou cerca de 10 minutos a cozer. (nada como fazer o teste do palito para ir verificando o estado de cozedura)

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Chá de Gengibre com Mel

Já tinha ouvido falar das propriedades medicinais do chá de gengibre fresco fervido (usado no tratamento contra gripes, tosse, dores de garganta, etc). Como tinha ainda um pouco de gengibre para gastar resolvi experimentar fazer este chá que ficou bastante agradável.


Ingredientes:
1 colher de sopa de gengibre ralado
1 colher de sopa de mel
1/2 limão espremido
Água a ferver


Coloca-se a água a ferver. Mistura-se o gengibre ralado, o limão e o mel, mexendo bem. Passa-se pelo coador e toma-se ainda quente.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Fusilli com Vitela

Cá em casa gostamos muito de massas e esta é uma receita que costumo fazer com alguma regularidade.

Ingredientes:

Cebola

Vitela

Chouriço e bacon

Cenoura

Vinho branco

Massa Fusilli

Azeite

Cobre-se o fundo da panela de pressão com um pouco de azeite e coloca-se a cebola picada, o chouriço às rodelas, o bacon aos bocadinhos e a cenoura também partida aos bocadinhos. Deixa-se refugar e deita-se a vitela previamente arranjada, lavada e partida aos cubos.

Refresca-se com um pouco de vinho branco. Deita-se um pouco de água. Tempera-se com sal e pimenta (com cuidado pois o chouriço e o bacon já são salgados) e deixa-se cozer. Quando estiver quase pronto, acrescenta-se mais água e adiciona-se a massa fusilli.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Pão Semi Integral Super Rápido

Já há algum tempo que não colocava nenhuma receita de pão. Pois bem desta vez ia fazer um pão branco rápido, mas como não tinha farinha para pão que chegasse tive que completar com farinha integral. Ficou óptimo e muito fofo. Por vezes há falhas que dão grandes resultados...
Ingredientes:
(1000 g)

1,5 colher de sopa de óleo
360 ml de água (temperatura de 35 a 40 °C)
1,5 colher de café de sal
1 colher de sopa de açúcar
2,5 colheres de sopa de leite em pó
300 g de farinha para pão T55
265 g de farinha integral
3,5 colhers de café de fermento Fermipan


Colocam-se todos os ingredientes na cuba da máquina de pão pela ordem apresentada e selecciona-se o programa Super Rápido.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Salada de Couve Roxa com Laranja

Depois dos excessos da Páscoa nada melhor que uma boa Salada. Esta tem a particularidade de misturar sabores, resultando numa salada colorida, bastante fresca e diferente do habitual (adaptação Vaqueiro).

Ingredientes:

Cebola

Azeite

Couve roxa

Laranja

Vinho branco

Sal e pimenta

30 g de sultanas (coloquei uvas passas)

Pica-se a cebola e leva-se ao lume a alourar num tachinho com azeite.

Entretanto, corta-se a couve em juliana fina, lava-se e escorre-se bem. Adiciona-se à cebola, acrescenta-se o vinho branco e tapa-se. Deixa-se suar em lume brando durante cerca de 10 minutos mexendo de vez em quando.

Tempera-se com sal e pimenta moída na altura, junta-se as sultanas e deixa-se cozinhar mais 10 minutos até a couve estar macia, mas ainda crocante.

Descascam-se as laranjas e cortam-se às rodelas.

domingo, 4 de abril de 2010

Folar da Páscoa

Depois de uns merecidos dias de descanso, cá estou novamente de roda da cozinha e das receitas. Desta vez e para celebrar a Páscoa nada como um típico folar com os ovos que me faz voltar aos meus dias de criança em que a primeira coisa que fazia quando me ofereciam um folar era comer os ovos. Agora já passei essa tradição...
Ingredientes:
1 embalagem de farinha Branca de Neve preparada para fazer Pão Brioche
220 ml de água
1 colher de chá de erva doce
1 colher de chá de canela
3 ovos cozidos
Leite para pincelar
Geleia para pincelar
Colocar a água na cuba da máquina de pão. Verter o pacote de farinha para pão brioche cobrindo toda a água. Juntar a erva doce e a canela. Seleccionar o programa Massa.
No final do ciclo retirar a massa para uma superficie enfarinhada e retirar um pouco para decorar. Moldar um folar e colocá-lo num tabuleiro coberto com papel vegetal. Dispor os ovos no centro pressionando um pouco e por cima colocar tirinhas da massa reservada. Tapar com película aderente e deixar levedar 60 minutos.
Pincelar com leite e levar ao forno pré-aquecido a 200 °C cerca de 35 a 45 minutos. No final pincelar com geleia para dar brilho.