quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Pescada à Marroquina

Torna-se dificil ser criativa no que respeita a receitas de peixe, por isso sempre que vejo alguma fora do normal não tarda muito a experimentá-la. Foi o que aconteceu com esta receita do blog As minhas Receitas que adaptei. Muito boa. Foi do agrado de todos...


Ingredientes:
Medalhões de pescada
1 cebola
Azeite
Courgette
Cenoura
Colorau
Coentros secos picados
Pimenta moída na hora
Canela
Tomate


Levar a refogar num tacho a cebola num pouco de azeite. Adicionar o tomate, a courgette e a cenoura (tudo cortado aos cubinhos). Deixar cozinhar. Temperar com o colorau, os coentros, a pimenta e o sal. Mexer bem.


Acrescentar 100 ml de água e colocar por cima dos legumes os medalhões de pescada previamente temperados com sal e limão. Tapar o tacho e deixar cozer em lume brando cerca de 8 minutos.


No final do tempo, retirar primeiro os legumes e servir os medalhões de pescada por cima.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Salteado de peru e fiambre com natas de cogumelos Porcini

Tinha uma fatia de fiambre para partir aos cubinhos para fazer uns rissóis de queijo e fiambre mas depois decidi aproveitá-la para fazer esta receita adaptada de uma da Soraia.

Ingredientes:
Bifes de Peru
Fatia de Fiambre
Sal e limão
Azeite
1 pacote de natas de cogumelos Porcini

Lavam-se, arranjam-se e cortam-se em tiras os bifes de peru. Colocam-se a marinar num recipiente com sal e limão.

Corta-se a fatia de fiambre em cubinhos. Reserva-se.

Numa frigideira coloca-se um pouco de azeite e colocam-se as tiras de peru. Deixam-se cozinha mexendo de vez em quando. Quando estiverem quase prontas, adicionam-se os cubinhos de fiambre. Deixam-se cozinhar um pouco para ganharem sabor e rega-se este preparado com as natas de cogumelos. Envolve-se tudo muito bem e serve-se de imediato.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Pão Branco

Já tinha colocado uma receita de farinha preparada para fazer pão branco da marca Continente. Agora resolvi experimentar da marca Branca de Neve e em vez de fazer em bloco fazer pequenos pãezinhos. Ficaram muito bons. A repetir.
Ingredientes:
300 ml de água
1 Pacote de farinha preparada para Pão Branco

Colocar na cuba da máquina de fazer pão a água e acrescentar a farinha.

Seleccionar o programa Massa. No final do tempo, retirar a massa para uma superficie enfarinha e dividir em porções de 80 g cada. Colocar num tabuleiro de ir ao forno e deixar descansar mais uns 30 minutos.

Pincelar os pãezinhos com água e levar a forno pré-aquecido a 180 °C durante cerca de 20 minutos. (Não esquecer de colocar o recipiente com água desde que se liga o forno para que os pãezinhos fiquem crocantes e estaladiços).

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Caril de Arroz Aromático com Camarão e Fiambre

Tal como colocado aqui adorei ter ido ao Essência do Gourmet e ter participado nas aulas dos chefes Vitor Sobral e Augusto Gemelli. E não tardou muito a adaptar uma das receitas apresentadas por este último. Ficou óptimo e sem dúvida que esta receita vai aparacer várias vezes na minha cozinha...
Ingredientes:
Arroz Thai Jasmin previamente cozido
Gengibre fresco
Miolo de camarão congelado previamente cozido
Ervilhas previamente cozidas
Alho Francês
Fiambre
Caril em pó
1 dente de alho
Cebola

Numa frigideira refogar o alho francês cortado às rodelas fininhas, o gengibre muito picadinho e o alho inteiro em pouco azeite. Retirar o alho quando estiver meio cozido.

Acrescentar o caril em pó, o arroz e as ervilhas. Misturar tudo muito bem e por fim adicionar o miolo de camarão e o fiambre às tirinhas.

Servir de imediato.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Cassata


Há receitas que cativam mal as vejo. Esta foi uma delas. Não demorei muito tempo a experimentar. Muito agradável e muito fresca. Cá em casa gostamos bastante.

Ingredientes:
2 pacotes de natas
1 pacote de mousse de chocolate instantânea
3 colheres de sopa de açúcar
Corante alimentar vermelho

Fazer a mousse conforme as instruções da embalagem.
Bater as natas com o açúcar. Dividir o chantilly em duas partes e a uma delas juntar umas gotinhas (poucas) de corante vermelho e misturar bem.

Untar uma forma de bolo inglês com óleo e forrá-la com filme aderente.

Dispor um pouco da mousse de chocolate, seguida de uma camada de chantilly branco, por cima o chantilly rosa e finalmente uma última camada de mousse de chocolate.

Vai ao congelador e na altura de servir, desenforma-se e retira-se o filme aderente.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Cabrito Assado no Forno II


Mais uma receita de cabrito assado. É uma carne que gostamos bastante. A receita é adaptada de uma que encontrei na Internet e já não me lembro da fonte. Peço desculpa pelo facto, mas por vezes acontece guardar tantas receitas que depois, por mais que queira, já não me lembro de onde as retirei.

Ingredientes:
Um pedaço de cabrito
Bacon
Chouriço
Alho
Louro
1 malagueta
1 colher de chá de colorau
100 g de banha
2 cenouras
Vinho branco q.b.
Sal

Lava-se e arranja-se o cabrito. Coloca-se numa assadeira de ir ao forno.

Picam-se o toucinho, o chouriço, os dentes de alho e a malagueta. Adiciona-se o colorau, a banha e o sal e mistura-se bem. Barra-se o cabrito com este preparado e deixa-se no frigorífico até ao dia seguinte.

Adiciona-se-lhe as cenouras e as cebolas cortadas às rodelas e rega-se com um fio de azeite. Leva-se ao forno pré-aquecido a 200 ºC. Assa lentamente e rega-se de vez em quando com o próprio molho.

A meio da assadura juntam-se umas batatinhas ligeiramente cozidas e deixa-se acabar de assar.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Sopa de couve lombarda


A revista da Bimby de Setembro tem receitas muito boas que não vou demorar muito a experimentar. Uma delas é esta sopa de couve lombarda. A minha não ficou com tão bom aspecto como a apresentada na revista, mas de certeza que a igualou em sabor. Ficou muito boa.

Ingredientes:
60 g de feijão manteiga seco
200 g de couve lombarda
100 g de cebola
1 dente de alho
25 g de azeite
50 g de toucinho fumado em cubos
1250 g de água
100 g de nabo cortado aos cubos
100 g de cenoura cortada aos cubos
100 g de abóbora cortada aos cubos

Pulverizar o feijão durante 25 segundos à velocidade 10. Reservar

Colocar no copo metade da couve, programe 4 segundos, inversa, velocidade 5 e reservar na Varoma. Repetir a operação com a restante couve.

No copo colocar a cebola, o alho, o azeite e picar durante 5 segundos à velocidade 5.

Seguidamente juntar o toucinho e refogar durante 5 minutos, temperatura varoma, velocidade colher inversa.

Juntar o feijão e 400 g de água e programar 20 minutos à velocidade 1 temperatura Varoma.

Retirar a Varoma, colocar o copo de medida e passar a sopa durante 1 minuto à velocidade progressiva 3,5,7.

Adicionar 350 g de água, a couve e programar 5 minutos à velocidade 1 inversa e temperatura 100 °C.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Arroz de lulas


Apesar de cá em casa não apreciarmos muito lulas, resolvi experimentar esta receita de arroz de lulas que vi no fórum Bimby.
Ingredientes:
1 embalagem de argolas de lulas congeladas (usei lulas limpas)
1 cebola média
1 dente de alho
100 g de tomate pelado
100 g de bacon
50 g de azeite
1 caldo de peixe
75 g de vinho branco
600 g de água
250 g de arroz
sal e pimenta q.b.

Colocam-se no copo a cebola, o alho, o tomate e o azeite e pica-se tudo à velocidade 5 durante 6 segundos.

Depois refoga-se durante 7 minutos, à temperatura 100 ºC e velocidade 1.

Deitam-se as lulas, o bacon, o vinho branco, o sal e a pimenta e selecciona-se 30 minutos, à velocidade inversa e temperatura 100 ºC.

Acrescenta-se o arroz, a água e o caldo e coze-se durante 15 minutos, à temperatura 100 ºCe velocidade inversa.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Essência do Gourmet


Não tenho o costume de colocar aqui neste meu singelo caderno de receitas digital os lugares que visito, os eventos que vou, etc, por achar que não se enquadram no tema deste blog.

No entanto, desta vez vou fazer uma excepção e registar a minha passagem pelo fantástico evento que é o Essência do Gourmet, organizado pelo Essência do Vinho e pela Associação Comercial do Porto, que teve lugar este fim de semana no magnífico Palácio da Bolsa. Esta foi a quarta edição, mas foi a minha primeira visita.

Este evento contou com a presença de diversos chefes de cozinha (Vitor Sobral, Rui Paula, Augusto Gemelli, Francisco Ferreira, António Vieira, entre outros) que deram umas mini aulas e elaboraram algumas receitas. De entre eles, apesar do calor que se fazia sentir e do elevado número de pessoas que acorreram ao evento, tive oportunidade de assistir a um curso do Chefe Vitor Sobral e outro do Chefe Augusto Gemelli.

O Chefe Vitor Sobral apresentou tagliatelli fresco com espargos verdes, queijo de cabra, creme de alcachofras (para fazer este creme ele contou com a ajuda da nossa amiga Bimby) e pinhões torrados enquanto que o Chefe Augusto Gemelli fez uma sopa de meloa, rolinhos Primavera (tipo crepes chineses) e caril de arroz com camarão e fiambre de frango. Tudo muito bom...
Paralelamente a estas aulas decorriam sessões de "Show Cooking" em que alguns Chefes apresentavam algumas das suas receitas no requintado ambiente do Salão Árabe.

Dezenas de expositores davam a provar alguns dos seus produtos gourmet como azeite, queijos, mel, vinho, etc havendo nalguns casos a possibilidade de os adquirir.

Havia também um espaço dedicado aos mais pequenos em que podiam "meter a mão na massa" e aprender os princípios de uma alimentação saudável.

Para além do atrás referido, vários restaurantes conceituados estavam associados a este evento e era possível degustar alguns dos pratos confeccionados na altura por um valor adicional de 7 Euros. De entre eles destacam-se os restaurantes Buhle, DOP, Góshò, Pedro Lemos e Pousada do Freixo.

Muito havia ainda a dizer acerca desta minha experiência. Uma coisa é certa aprendi bastante e fiquei com vontade de voltar para o ano.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Delícia de Ananás


Quando vi esta receita no Sabor Intenso, juntei-a logo às minhas receitas a experimentar. Realmente é óptima, bastante refrescante e fácil de fazer.

Ingredientes:
200 g de bolacha maria picada
150 g de manteiga
1 lata de ananás
1 lata de leite condensado
200 ml de natas
1 pacote de gelatina de ananás para meio litro

Num recipiente colocar a calda do ananás. Levar ao micro ondas até ferver e juntar a gelatina em pó. Mexer e misturar bem. Deixar arrefecer um pouco.

Picar a bolacha e misturar bem a manteiga previamente derretida. Forrar uma tarteira com este preparado (também dos lados) e levar ao congelador.

Cortar metade das rodelas de ananás em pedaços. Reservar as restantes.

Bater bem as natas até ficarem fofas e acrescentar o leite condensado e bater um pouco mais. Por fim, adicionar a gelatina e bater novamente até ficar tudo muito bem misturado.

Retirar a tarteira do congelador. Espalhar os pedaços de ananás e cobrir com o creme. Espalhar bem o creme e levar ao frigorífico para solidificar.

Na hora de servir, decorar com o restante ananás.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Salada Caprese


O que vou apresentar a seguir não é bem uma receita, mas sim uma sugestão de uma salada bem agradável e diferente das que costumamos comer cá em casa.

Ingredientes:
Tomate
Queijo fresco
Óregãos
Azeite

Cortar o tomate às rodelas assim como o queijo e colocá-los intercaladamente num prato de servir. Polvilhar com óregãos e um pouco de sal e regar com um fio de azeite.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Espetadas Tropicais


Cá em casa gostamos bastante de Espetadas. Faço bastantes vezes. Desta vez para variar coloquei ananás e banana. Ficaram muito boas, apesar da banana não ter aprovado pois ficou um bocado mole e empapada. Para a próxima coloco só o ananás.

Ingredientes:
Peitos de frango
Ananás (utilizei ananás em calda)
Bananas
Fatias de bacon
Sal e limão

Arranjar e cortar os peitos de frango em cubos. Colocar a marinar em sal e limão.

Cortar as rodelas em pequenos pedaços assim como a banana.

Fazer as espetadas colocando um pedaço de carne no espeto, seguido de um pedaço de ananás envolto numa fatia de bacon, novamente um pedaço de carne, um pedaço de banana envolto numa fatia de bacon, a carne, o ananás e para finalizar a carne.

Colocar no grelhador e já está.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Pães de leite


Quando fiz os donuts (receita que publiquei ontem) dividi a massa e com uma das partes fiz estes pãezinhos de leite.


A preparação é exactamente a mesma, só que em vez de cortar a massa com a forma de donuts, fazer umas bolinhas, golpear a meio e polvilhá-las com farinha.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Donuts


Estes donuts foram preparados com a farinha Branca de Neve para Pão Brioche. Ficaram bons mas não tão bons como os que postei aqui. A receita é da Lusitana.

Ingredientes:
1 Embalagem de farinha Branca de Neve preparada para Pão Brioche
220 ml de água
Óleo para fritar

Colocar na cuba da máquina de pão a água e a farinha. Seleccionar o programa Massa.

No final retirar a massa para uma superfície enfarinhada. Estender a massa até ficar com 1 cm de espessura. Cortar rodelas com cerca de 8 cm de diâmetro, fazendo um buraquinho no centro. Colocar num tabuleiro, cobrir com filme aderente e deixar repousar mais 50 minutos.

Aquecer o óleo a 170 °C e fritar os donuts dos dois lados. Escorrer bem e colocar sobre papel absorvente. Passar para um prato de servir e polvilhar com açúcar.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Bolo de Canela


Este é um bolinho bem tradicional, bem fácil de fazer e claro como leva manteiga muito saboroso.....
Ingredientes:
350 g de açúcar (convém cortar um bocadinho no açúcar, pois estava um pouco doce demais)
230 g de farinha
120 g de manteiga
5 ovos
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de fermento

Batem-se bem as gemas com o açúcar e a manteiga até obter um creme fofo. Adicionar a farinha, o fermento e a canela. Por fim, juntar as claras em castelo.

Verter o preparado para uma forma untada com margarina e polvilhada com farinha e vai ao forno pré-aquecido a 180 °C.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Creme de Alho Francês

Agora que o tempo arrefeceu um pouco e voltou a chuva nada melhor para nos levantar o ânimo que uma boa sopinha. Esta é do novo livro base da Bimby.

Ingredientes:
50 g de manteiga
450 g de alho francês cortado às rodelas
300 g de batatas cortadas aos bocados
750 g de água
2 caldos de legumes ou sal q.b. (coloquei os caldos)
Pimenta q.b.
180 g de leite
100 g de natas
Salsa

Colocar no copo a manteiga, o alho francês e seleccionar 7 minutos à velocidade 1 e temperatura 100 °C.

Juntar as batatas, a água, os caldos, a pimenta e programar 20 minutos à velocidade 1 e temperatura 100 °C.

No final programar 1 minuto e meio à velocidade 3 progressivamente até a 5.

Adicionar o leite e programar 3 minutos à velocidade 1 e temperatura 90 °C.

Juntar as natas, envolver e servir.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Coca de Atum


Esta receita estava já há algum tempo na minha lista de receitas a experimentar e foi publicada no livro da Bimby Massas e Doces. É muito rápida e fácil de fazer, pena que a fotografia não corresponda ao seu fantástico sabor.
Ingredientes:
(Massa)
50 g de azeite
50 g de banha
15 g de fermento de padeiro fresco
1 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de açúcar
300 g de farinha tipo 65

(Recheio)
150 g de cebola
100 g de pimento verde às tiras
100 g de pimento vermelho às tiras
25 g de azeite
3 latas de atum bem escorrido
1 lata pequena de milho doce escorrido
Azeitonas pretas sem caroço
Sal
Alecrim (não pus)

Preparação da Massa:
Colocam-se no copo todos os ingredientes à excepção da farinha e selecciona-se 1 minuto e meio à temperatura 37 °C e velocidade 1. Adiciona-se a farinha e amassa-se durante dois minutos à velocidade Espiga. Retira-se e deixa-se descansar cerca de 10 minutos. Unta-se um tabuleiro com azeite e com as mãos untadas estende-se a massa bem fininha, picando-se a seguir com um garfo. Aquece-se o forno a 200 °C.

Preparação do Recheio:
Coloca-se no copo a cebola, os pimentos, o azeite e pica-se durante 6 segundos à velocidade 4. Junta-se o atum, o milho e envolve-se com a espátula. Espalha-se este preparado sobre a massa, salpica-se com sal e vai ao forno cerca de 20 minutos.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

2º Aniversário do Blog


Por ocasião do segundo aniversário, gostava de expressar o meu agradecimento a todas as pessoas que visitam o blog e aos seus seguidores.
Espero ter dado algumas sugestões de receitas, pois, por vezes, torna-se difícil ser criativa na cozinha.
Voltem sempre
Um grande beijinho.
Belinha

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Pão Vitale

Depois de umas reconfortantes férias, nada melhor que uns pãezinhos preparado com a farinha da Nacional para Pão Vitale.



Ingredientes:
300 ml de água morna
500 g de farinha preparada para Pão Vitale



Colocar os ingredientes pela ordem apresentada na cuba da máquina de fazer pão e seleccionar o programa "Massa". No final do ciclo retirar a massa e moldar porções de cerca de 80 g e colocar num tabuleiro de ir ao forno. Pincelam-se com água e polvilham-se com sementes de sésamo. Vão ao forno pré-aquecido a 180 °C durante cerca de 20 minutos.


Nota: Não esquecer colocar um recipiente com água logo que se liga o forno.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Recordar: Cupcakes de Limão

E para terminar as lembranças uma receita muito boa e docinha. Lembro-me que se comeram todos num instante....


A receita: aqui.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Recordar: Coroa de Carnes

Esta receita calhou-me mesmo muito bem. Acho que o aspecto é óptimo... o sabor nem se fala... Vai ter aparecer novamente na cozinha...

A receita aqui.