sexta-feira, 29 de abril de 2011

Ninho de Páscoa

Este foi o bolo que fiz para o Domingo de Páscoa e a receita veio publicada na revista Teleculinária Especial Robot de Cozinha de Abril. Uma receita muito rápida de executar e óptima...




Ingredientes:

(Bolo)

250 g de açúcar

220 g de farinha

150 g de manteiga

4 ovos

1 colher de chá de fermento




(Recheio e cobertura)

200 g de manteiga à temperatura ambiente

150 g de açúcar

100 g de chocolate em pó

100 g de fios de ovos

2 ovos




Colocar no copo da Bimby o açúcar, a manteiga e os ovos e bater durante 40 segundos à velocidade 6.




Juntar o fermento e a farinha e bater mais 30 segundos à velocidade 6. verter o preparado para uma forma previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha e levar ao forno pré-aquecido a 180 °C até estar cozido.




Entretanto, enquanto o bolo arrefece preparar o recheio e a cobertura. Colocar no copo da Bimby o açúcar e seleccionar 30 segundos à velocidade máxima. Adicionar a manteiga, o chocolate em pó e os ovos e ligar 20 segundos à velocidade 6.




Cortar o bolo ao meio, barrar a metade inferior com 1/3 do recheio, cobrir com a outra parte e barrar todo o bolo com o restante creme. Dispor a gosto os fios de ovos e as amêndoas.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Pães fofos recheados com queijo Philadelphia

Quando vi esta receita na revista da Bimby Momentos de Partilha de Abril, resolvi que tinha que a experimentar brevemente. E assim foi. Resultaram nuns pãezinhos óptimos para um lanche com crianças... A repetir... Aqui vai a minha adaptação...





Ingredientes:

20 g de queijo mozzarella ralado

150 g de leite

20 g de óleo alimentar Espiga

50 g de açúcar

20 g de fermento de padeiro fresco

400 g de farinha tipo 65

1 ovo grande

1 colher de chá de sal

200 g de queijo Philadelphia Light




Colocar no copo o leite, o óleo, o açúcar, o fermento e seleccionar 2 minutos, à velocidade 1 e temperatura 37 °C.




Juntar a farinha, o ovo e o sal e amassar durante 2 minutos à velocidade Espiga. Retirar, cobrir com um pano de cozinha e deixar levedar durante cerca de 40 minutos.




Dividir a massa em 12 porções. Estender cada pedaço em círculo, dispor no meio duas colheres de chá de queijo Philadelphia e fechar bem em forma de bola.




Colocar num tabuleiro previamente untado com manteiga e polvilhado com farinha e deixar levedar mais 30 minutos. Pincelar cada pão com gema de ovo.




Levar ao forno pré-aquecido a 180 °C durante 15 minutos. No final pincelar com manteiga e dispor por cima bocadinhos de queijo mozzarella ralado. Vai novamente ao forno mais 5 minutos.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Gratin Dauphinois (Batatas Gratinadas)

Já tinha ouvido falar bastante destas batatas apesar de nunca as ter provado. Quando vi esta receita é que vi que eram tão fáceis de fazer que rapidamente meti mãos à obra e as fiz para acompanhar uma carne assada. Ficaram muito boas.... apesar da fotografia não ter muito bom aspecto.... De qualquer forma vou repetir...



Ingredientes:

1,5 kg de batatas

100 g de manteiga

5 g de alho

3 dl de natas

1 l de leite

Sal, pimenta q.b.

Noz moscada (não coloquei)



Lavar as batatas , cortá-las em rodelas finas (não passar por água depois de as cortar) e reservar.



Num recipiente colocar o leite ao lume juntamente com o alho, o sal, a pimenta e a noz.moscada. Quando o leite estiver a ferver colocar as batatas e deixar cozinhar durante cerca de 10/15 minutos.



Untar um recipiente de ir ao forno com manteiga e colocar as batatas e o leite. Por cima regar com as natas e nozinhas de manteiga. Levar ao forno pré-aquecido a 180 °C durante cerca de 45 minutos a 1 hora.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Ensopado de Borrego

Esta foi a refeição escolhida para o almoço do Domingo de Páscoa. A receita é mais uma vez adaptada da publicada no Sabor Intenso. A fotografia não tem grande aspecto, mas o sabor é óptimo. A repetir...


Ingredientes:

Borrego

Batatas

1 Cebola picadinha

1 colher de sopa de polpa de tomate

2 dentes de alho

1 folha de louro

Sal e pimenta

Fatias de pão torradas



Marinada:

Azeite Virgem Extra Espiga

Louro

Cebola

Piri-piri

Alecrim

Sumo de limão

Vinho Branco

Pimenta moída

Colorau

Alho picadinho

Sal



No dia anterior, lava-se e arranja-se o borrego. Corta-se aos bocados. Faz-se uma marinada com os ingredientes acima e mistura-se bem o borrego de modo a que fique bem impregnado com estes temperos.



No dia seguinte, num tacho grande fazer um refogado com a cebola, o alho e a polpa de tomate. Quando a cebola estiver cozida, junta-se o borrego e deixa-se alourar. Adiciona-se a restante marinada. Acrescenta-se água se necessário.



Deixar cozinhar em lume brando durante algumas horas ou em alternativa (que foi o que eu depois fiz) usar a panela de pressão. Quando o borrego estiver quase pronto rectifica-se os temperos e acrescentam-se as batatas.



Corta-se o pão às fatias e torra-se. Colocam-se as torradas no fundo de um tabuleiro de servir e colocam-se por cima os bocados do borrego e as batatas. Rega-se com o molho e serve-se de imediato.



sexta-feira, 22 de abril de 2011

Feliz Páscoa


quinta-feira, 21 de abril de 2011

Folar Doce



E já a preparar a Páscoa, cá vai um dos doces tradicionais desta época: o Folar Doce cuja receita foi publicada na Revista Bimby: Momentos de Partilha de Abril. Este pão doce traz à minha memória a Páscoa da minha infância. A primeira coisa que fazia era sempre comer os ovos do folar. Agora é o meu filho...



Ingredientes:

100 g de açúcar

Casca de 1 laranja, só a parte laranja

110 g de leite

2 ovos pequenos

100 g de manteiga

25 g de fermento de padeiro fresco

1/2 colher de chá de canela em pó

1/2 colher de chá de sal

500 g de farinha Espiga, tipo 65


Colocar no copo o açúcar, a casca de laranja e programar 15 segundos à velocidade 9.


Adicionar os restantes ingredientes com excepção da farinha e programar 3 minutos à velocidade 2 e temperatura 37 °C.


Juntar a farinha e programar 2 minutos á velocidade Espiga. Retirar para um tabuleiro polvilhado com farinha, cobrir com um pano deixar levedar cerca de 40 minutos ou até dobrar de volume.


Retirar um pedaço da massa para formar as tiras e formar uma bola com a restante massa. Colocar os ovos cozidos no centro, cruzar por cima as tiras de massa e por fim pincelar com ovo batido. Colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal e deixar levedar cerca de 30 minutos.


Levar ao forno pré-aquecido a 180 °C durante cerca de 40 minutos.


quarta-feira, 20 de abril de 2011

Arroz de Frango

Tinham-me sobrado uns cubinhos de peito de frango temperados e resolvi aproveitá-los para fazer um arrozinho de frango. Ficou muito bom...


Ingredientes:

Cubos de peito de Frango

Azeite Virgem Extra Espiga

Cebola

Alho

Chouriço e Bacon

Cenoura

Caldo de Legumes Natura

Polpa de tomate

Arroz


Num tacho colocar um fundo de azeite, cebola e alho picadinhos, rodelas de chouriça, pedacinhos de bacon e a cenoura partida às rodelinhas finas e deixar refogar.


Quando a cebola estiver translúcida juntar um pouco de polpa de tomate, o caldo de legumes e deixar cozinhar mais um pouco. Juntar uma chávena de água e adicionar os cubos de frango.


Quando estiverem quase cozinhados, juntar mais uma chávena de água e quando estiver a ferver acrescentar o arroz. Rectificar os temperos e se necessário ir acrescentando água até o arroz estar pronto.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Bacalhau à Lagareiro

O bacalhau assado é uma receita que faço várias vezes cá em casa, mas nunca tinha feito à lagareiro com batatas a murro. Ficou muito bom apesar das batatas não terem ficado muito boas porque fiz com batatas novas e por dentro ficaram todas desfeitas... É com os erros que se aprende e para a próxima corrijo... A receita é da Joana Roque a quem agradeço a partilha...


Ingredientes:

Posta de bacalhau demolhada

Batatinhas para assar (não usar batatas novas...)

Cebolinhas pequenas

Alho

Azeite Seleccionado Espiga

Sal q.b.



Aquecer bem o forno.



Colocar numa assadeira bastante sal, dispor as batatas com a pele e bem lavadas. Cobrir com mais um pouco de sal. Levar ao forno.


Numa outra assadeira pôr as cebolinhas descascadas e com um corte em cruz. Colocar no forno.


Finalmente numa outra assadeira, colocar a posta de bacalhau pincelado com um pouco de azeite para não agarrar e levar também ao forno para assar.


Enquanto tudo isto assa, picar bastante alhoe coloca numa assadeira com bastante azeite. Colocar também no forno tendo o cuidado para não queimar. Quando o alho começar a fritar, retirar a travessa do forno e tapar a assadeira. Deiar repousar abafado.


Quando as cebolas, as batatas e o bacalhau estiverem assados, ir retirando do forno e começando a colocar na assadeira com o azeite e alho.


Colocar as cebolas inteiras, retirar o excesso de sal das batatas, dar um murro, e mergulhá-las no azeite e alho. Colocar também a posta de bacalhau impregnando bem com o azeite e alho. Servir de imediato.


segunda-feira, 18 de abril de 2011

Gelado de Banana

Desde que experimentei o Gelado de Morango e Banana que agora não quero outra coisa. Com os dias quentes que se têm feito sentir nada melhor que descontrair com um Gelado... desta vez foi de banana e a receita está publicada no livro Bimby-Doces e Sobremesas.



Ingredientes:

50 g de natas

400 g de leite

2 bananas maduras

80 g de açúcar em pó

Sumo de meio limão


De véspera congelar as bananas partidas aos bocados pequenos. Congelar também o leite em cuvetes de gelo.


Colocar no copo o açúcar e pulverizar 10 segundos à velocidade 9. Juntar os cubos de leite, os pedaços de banana congelados, o sumo de limão e regar com as natas. Dar alguns toques de Turbo.


Seguidamente programar 1 minuto à velocidade 6 a 10 ajudando com a espátula para uma mistura homogénea.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Creme de Requeijão


Esta receita foi publicada no suplemento de culinária da revista TV7 dias. Resulta num doce muito saboroso e diferente do habitual, para além de ser de fácil e rápida execução. Muito bom...


Ingredientes:

200 g de requeijão (usei light)

4 ovos

150 g de açúcar

1 laranja (raspa e sumo)

Manteiga para untar

Açúcar em pó e canela para polvilhar


Untar uma travessa de servir que possa ir ao forno com manteiga e polvilhar com açúcar.


Colocar o requeijão num recipiente, adicionar as gemas de ovos e o açúcar e bater muito bem.


Adicionar a raspa e o sumo de laranja e continuar a bater.


Bater as claras em castelo e envolver no preparado anterior. Verter para a travessa untada com manteiga e polvilhada com açúcar e levar ao forno previamente aquecido a 170 °C durante cerca de 25/30 minutos.


No firnal do tempo, retirar, polvilhar com açúcar em pó e canela e levar ao frigorífico até à hora de servir.


quinta-feira, 14 de abril de 2011

Frango com Molho Aveludado de Limão

Esta é uma das receitas mais conhecidas do Chef Gordon Ramsay e que aparece publicada no seu livro Gordon Ramsay's Fast Food. É uma receita muito saborosa, com um molho muito aveludado e bastante fácil de executar. Eis a minha adaptação... Sem dúvida a repetir... Ingredientes: 1 frango grande Sal e pimenta q.b. 3-4 colheres de sopa de azeite virgem extra Espiga 1 dente de alho Tomilho Vinagre de sidra 2 colheres de sopa de molho de soja 3 colheres de sopa de mel 1 limão, fatiado finamente Lavar, arranjar e cortar o frango em pedaços. Temperar com sal e pimenta. Numa frigideira anti-aderente aquecer bem o azeite com o dente de alho e o tomilho e quando quente colocar os pedaços de frango durante cerca de 2 a 3 minutos de cada lado até ficarem bem douradinhos. Adicionar o vinagre de sidra e deixar ferver até reduzir um pouco. Regar o frango com o molho de soja e o mel e misturar bem. Adicionar um pouco de água quente e as rodelas de limão. Deixar acabar de cozer o frango e transferir para um prato de servir polvilhado com salsa (não coloquei).

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Medalhões de Pescada no Forno

Mais uma receita de medalhões de pescada. Desta vez foram assados no forno. Ingredientes: Medalhões de Pescada Azeite Virgem Extra Espiga Alho Sal, pimenta e limão q.b. Pimento Vermelho Cebola Vinho Branco De véspera temperar os medalhões com sal, pimenta e sumo de limão. Deixar marinar até ao dia seguinte. Num tabuleiro de ir ao forno dispor a cebola, o alho e o pimento vermelho às rodelas e por cima colocar os medalhões. Regar com azeite e levar ao forno pré-aquecido a 180 °C.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Pão Integral

Já devem ter reparado que gosto de experimentar as mais diversas receitas de pão integral. Estes pãezinhos ficaram muito saborosos e fofinhos...


Ingredientes:

1/2 copo de leite

1/4 copo de água

2 colheres de sopa de manteiga derretida

2 colheres de sopa de mel

1 colher de sopa de açúcar

3/4 de colher de café de sal

1 1/2 copo de farinha integral

1/2 copo de farinha de trigo tipo 55

2 colheres de café de fermento Fermipan

Sementes a gosto


Colocar todos os ingredientes pela ordem indicada na cuba da máquina de pão. Seleccionar o programa Massa.


No final do tempo, retirar a massa para uma superfície enfarinhada e moldar pequenos pãezinhos de cerca de 60/70 g/cada. Deixar repousar durante mais algum tempo.


Levar ao forno pré-aquecido a 180 °C durante cerca de 10/15 minutos.




segunda-feira, 11 de abril de 2011

Bifinhos de Vitela à Siciliana

Esta é mais uma adpatação de uma receita publicada pelo Sabor Intenso. Para um jantar rápido, nada mais simples, prático e saboroso... A repetir... Ingredientes: Bifinhos de Vitela Margarina 1/2 Cebola Fiambre cortado aos bocadinhos Sal, pimenta e molho inglês q.b. Batatas Fritas Arranjar e temperar os bifinhos de vitela com sal, pimenta e umas gotas de molho inglês. Numa frigideira derreter a margarina e fritar os bifinhos. Quando estiverem prontos retirar e reservar. Na margarina que ficou na frigideira colocar a cebola cortada às rodelas finas e deixar caramelizar. Adicionar o fiambre cortado aos bocadinhos mexer mais um pouco. Colocar num prato de servir os bifinhos, dispor por cima a cebolada com o fiambre e rodear com batatas fritas.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Gelado de Morango e Banana


Já aqui tinha colocado há bastante tempo a minha primeira experiência a fazer Gelado na Bimby. Na altura não ficou muito bem porque me esqueci de colocar as natas e as claras. Pois agora venho aqui colocar a segunda. E desta vez ficou ÓPTIMO... Com os dias de calor que se têm feito sentir soube mesmo muito bem. A receita é da Gasparzinha a quem agradeço a partilha da receita.


Ingredientes:

250 g de morangos congelados

50 g de banana às rodelas congeladas

200 ml de natas com 35% de gordura, congeladas

50 g de açúcar

1 iogurte líquido de morango e banana (180 g)


De véspera lavar, arranjar e cortar os morangos aos pedaços. Congelar.


Cortar a banana às rodelas. Congelar.


Verter o conteúdo do pacote de natas para um cuvete de gelo. Congelar.


No dia seguinte, e com o copo seco, pulverizar o açúcar durante alguns segundos à velocidade 9.

Adicionar a fruta, as natas e o iogurte e triturar durante 1 minuto à velocidade 9.



Está pronto a servir...

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Porquinho Doce

Desta vez não vou aqui publicar nenhuma receita, mas dar conta de um dos doces tradicionais Alentejanos (Beja ), mais propriamente da histórica e centenária confeitaria Luíz da Rocha: o Porquinho Doce.





Uma vez que tenho família em Beja, sempre que alguém lá vai ou até nós, de passagem para o Algarve, esta pastelaria, que começou sendo um café há quase 120 anos, é ponto de paragem obrigatória.


Pois bem este porquinho gentilmente trazido pelos meus pais perdeu durante a viagem a palavra Beja escrita na barriga.


Conforme podem verificar pela fotografia este doce é feio de doce de amêndoa, doce de ovos e com recheio de doce de chila. Simplesmente divinal....


Se puderem não deixem de lá passar e provar esta pequena maravilha...

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Filetes de Pescada com Bacon

Todas as receitas de peixe são sempre bem-vindas, pois é sempre tão difícil variar as receitas de peixe. Esta publicada pela Duxa é óptima. Desde já envio os meus agradecimentos pela partilha... Eis a minha adaptação.


Ingredientes:

Filetes de pescada

Sumo de limão

Sal e pimenta q.b.

Fatias de bacon

1 cebola

Azeite Virgem Extra Espiga

1 dente de alho

2 colheres de sopa de polpa de tomate

1/2 copo de vinho branco


Temperar os filetes com sal, pimenta e sumo de limão. Deixar a temperar de um dia para o outro.


Deitar o azeite, o alho e a cebola num tacho. Quando a cebola estiver translúcida adicionar a polpa de tomate e o vinho branco.


Colocar cada filete sobre duas fatias de bacon e enrolar. Prender com palito e colocar no tacho para cozinhar em lume brando durante cerca de meia hora. Se necessário adicionar um pouco de água e rectificar os temperos.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Bolinhos de Queijo e Fiambre




Quando vi estes bolinhos no Kanela Y Limon imediatamente ficaram na minha lista de receitas a testar e rapidamente... de tão apelativas que são as suas fotografias. Não só resultaram nuns bolinhos muito agradáveis como saborosos....



Ingredientes:

120 ml de água

1 ovo

40 g de manteiga à temperatura ambiente

60 g de açúcar

350 g de farinha de trigo 65

25 g de leite em pó

1/2 colher de chá de sal

1 pacotinho de fermento de padeiro seco Fermipan


Queijo

Fiambre


Queijo Mozzarella ralado



Colocar todos os ingredientes na cuba da máquina de pão pela ordem indicada e seleccionar o programa Massa.


No final do tempo, retirar a massa para um recipiente e cobrir com filme aderente e deixar repousar até dobrar de tamanho.


No final, retirar pequenos pedaços de massa e estender formando um pequeno rectângulo. Colocar as fatias de queijo e fiambre e enrolar bem. Cortar pequenos rolinhos e dispor dentro de forminhas de papel que por sua vez estão em forminhas de queque para não deformarem.


No fim, polvilhamos com queijo mozzarella ralado. Levar ao forno pré-aquecido a 180 °C até ficarem douradinhos.


segunda-feira, 4 de abril de 2011

Creme de Courgettes

Nada melhor para início da semana que uma bela sopa. Esta ficou óptima.... Nunca tinha feito e fiquei extremamente agradada pela simplicidade e facilidade da receita do Chef Henrique Sá Pessoa. Eis a minha adaptação...


Ingredientes:

3 Courgettes

1 Cebola

Azeite Virgem Extra Espiga q.b.

Sal e pimenta q.b.


Aquecer azeite num tacho. Cortar as courgettes às rodelas e em quartos e reservar. Cortar a cebola às rodelas.


Quando o azeite estiver quente juntar a cebola e deixar cozer em lume brando. Quando estiver translúcida, adicionar as courgettes, sal e pimenta e mexer. Tapar o tacho e deixar os legumes cozinharem nos seus sucos sempre em lume brando e mexendo de vez em quando. Não adicionar água.


Retirar este preparado para o copo misturador e triturar. Adicionar a quantidade de água necessária até obter a consistência pretendida.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Tiramisu

O meu marido adora Tiramisu, só nunca fiz por causa do meu filho que ainda não toma café e muito menos bebe rum. Por isso aproveitei um dia que ele tinha ido a uma visita de estudo para experimentar a receita publicada pelos 7 pecados. Ficou muito bom.

Ingredientes:
200 ml de natas
200 g de queijo mascarpone (usei queijo philadelphia light)
400 ml de café forte
50 ml de rum
200 g de palitos de champanhe
3 ovos grandes
Cacau em pó para decorar
100 g de açúcar

Fazer o café, juntar o rum e reservar.

Bater as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Juntar as natas previamente batidas e montadas, o queijo e misturar bem. Adicionar as gemase as claras em castelo.

Molhar os palitos de champanhe no preparado de café e rum e dispô-los no fundo de uma travessa. Colocar por cima uma camada de creme e outra de palitos embebidos em café sendo que a última camada deverá ser sempre de creme.

Levar ao frigorífico. Antes de servir polvilhar com cacau em pó.