Esta é uma sobremesa típica francesa. Tudo começou devido a um erro. Conta a lenda que as irmãs Tatin ficaram responsáveis por gerir o hotel Tatin quando o pai destas faleceu. Enquanto que uma das irmãs, Caroline, se encarregava de gerir o hotel, cabia a Stéphanie ocupar-se do restaurante. Num dias bastante agitado, esta ao colocar as maçãs no forno, se esqueceu de acrescentar a massa. Quando reparou no que tinha sucedido, tentou resolver a situação cobrindo as maçãs com a massa. Ao virar a torta, viu que o resultado tinha sido muito bom e decidiu apresentar imediatamente o prato, mesmo ainda quente.
Assim, como tinha algumas maçãs que já necessitavam de ser utilizadas, resolvi experimentar e não haja dúvida que a tarte ficou mesmo muito boa.
Ingredientes:
80 g de manteiga
100 a 150 g de açúcar
8 maçãs
Untar uma forma de 20 cm x 6 cm com manteiga e dispor no fundo o açúcar.
Lavar, descascar, tirar os caroços e cortar em quartos as maçãs. Colocar na forma e levar ao lume até o açúcar começar a borbulhar. Retirar e levar ao forno pré-aquecido a 180 °C uns minutos para que as maçãs cozam um pouco.
Retirar do forno, deixar arrefecer e colocar por cima uma placa de massa folhada fresca. Dobrar as bordas grosseiramente e levar novamente ao forno.
Quando pronto, virar para um tabuleiro de servir à mesa.
Sem comentários:
Enviar um comentário