sexta-feira, 19 de abril de 2013

Bica Gallega

Queria fazer um bolinho muito simples, rápido e delicioso. Encontrei-o no blog Thermorecetas e ficou mesmo muito bom, fofinho e saboroso.


Segundo pesquisei na net este bolo rico e esponjoso, com uma crosta de açúcar torrado, como a Tarte de Santiago,  a Bica Gallega é um bolo tradicional da Galiza. Embora ninguém saiba ao certo quando foi criado, sabe-se que é originário de Puebla de Trives, em Ourense. A cidade ainda é famosa pela sua "bica, e celebra a Festa da Bica no último domingo de Julho.

A bica é tipicamente preparada em casa durante as férias, incluindo Carnaval, embora seja vendida em todas as pastelarias de Trives.

Os galegos dizem que o segredo para preparar uma bica é usar manteiga clarificada, que eles chamam de vaca manteca cocida. Eu não utilizei e ficou igualmente boa.




Ingredientes:
4 ovos
400 g de açúcar
200 g de manteiga à temperatura ambiente
200 g de natas
400 g de farinha fina Branca de Neve
1 colher de sopa de fermento
Açúcar em pó para polvilhar

Colocar no copo da Bimby a "borboleta" e deitar os ovos, a manteiga e o açúcar. Seleccionar 3 minutos à velocidade 3.

Acrescentar as natas e seleccionar mais 2 minutos à velocidade 3.

Retirar a "borboleta" e adicionar a farinha e o fermento. Misturar durante 10 segundos à velocidade 6.

Verter a massa para um tabuleiro untado com manteiga e polvilhado com farinha e alisar bem de modo a que fique nivelado. Polvilhar com açúcar em pó e levar ao forno pré-aquecido a 170 ºC durante cerca de 50 minutos até que a capa superior de açúcar fique douradinha.

Desligar o forno e manter o bolo dentro com a porta do forno aberta durante cerca de 5 minutos.

Retirar do forno, deixar arrefecer e servir.

4 comentários: