Este foi o bolo que fiz por ocasião do 17º aniversário do meu filho. Andava já há bastante tempo para experimentar trabalhar com a pasta de açúcar e esta foi a perfeita ocasião para o fazer. Gostei bastante pois é uma massa bastante maleável e que não parte ao colocar por cima do bolo. A próxima a experimentar é o massapão que, por ser feita de amêndoa, com certeza será mais saborosa... A receita do bolo e a ideia para a decoração foram publicadas na revista da Bimby Momentos de Partilha de Maio.
Ingredientes:
(Bolo):
6 ovos à temperatura ambiente
300 g de açúcar
160 g de farinha Branca de Neve fina com fermento
Spray Espiga para untar
(Recheio de Ovos Moles):
8 colheres de açúcar
6 colheres de água
5 gemas
Cobertura:
Pasta de Açúcar
Geleia de Morango
Colocar a "borboleta" na Bimby e juntar os ovos e o açúcar. Programar 6 minutos à temperatura 37 °C e velocidade 3 seguido de 3 minutos à velocidade 3.
Adicionar a farinha e envolver 10 segundos à velocidade 3.
Forrar uma forma redonda de 22 cm de diâmetro com papel vegetal e untado com o spray Espiga ou em alternativa com manteiga. Verter o preparado e levar ao forno pré-aquecido a 180 °C durante cerca de 35 minutos. Retirar e deixar arrefecer.
Para o recheio de ovos moles colocar num tachinho o açúcar e a água e levar ao lume. Deixar levantar fervura. Quando começar a engrossar retirar e deixar arrefecer. Acrescentar as gemas aos poucos e voltar a colocar ao lume para que as gemas cozam um pouco. Retirar e deixar arrefecer.
Quando o bolo estiver frio cortá-lo ao meio e rechear com os ovos moles.
Colocar o bolo numa base de cartão, barrar com uma fina camada de geleia de morango só para servir de "cola" à pasta de açúcar.
Para trabalhar a pasta de açúcar convém ter as mãos com um pouco de açúcar em pó bem como a bancada polvilhada para que a pasta não fique agarrada.
Estender a pasta de açúcar com um rolo da massa até ficar com uma espessura de 3 mm e o dobro do tamanho do bolo.
Alisar bem a pasta para aderir bem ao bolo. Com uma faca retirar o excesso de pasta e dispor o bolo no prato de servir.
Com uma carretilha marcar o bolo de acordo com a decoração pretendida e decorar com as bolinhas de açúcar.
Saíste-te perfeita Belinha pois o bolo ficou um mimo, parabéns a dobrar,
ResponderEliminarbeijinhos!
Também gostava de experimentar trabalhar com pasta de açucar... O bolo ficou muito bonito ^^
ResponderEliminar