sexta-feira, 29 de julho de 2011

Gomas

Há bastante tempo que esta receita (do Mundo de Receitas Bimby) estava na minha lista de receitas a testar. Foi só esperar pelos dias mais quentes em que apetecem sobremesas frescas que elas aí apareceram. E que lindas que ficaram...



Ingredientes:

20 g de gelatina neutra em pó

1 saqueta de gelatina de morango

200 g de água

150 g de açúcar

Açúcar para envolver



Colocar todos os ingredientes no copo da Bimby e misturar durante 10 segundos à velocidade 4.



Programar 5 minutos à velocidade 2 e temperatura 100 °C.



Verter o preparado em forminhas de silicone e levar ao frigorífico para solidificar.



Desenformar e passar as gomas por açúcar.



quinta-feira, 28 de julho de 2011

Bacalhau Assado com Pão Integral

Esta é uma adaptação do Bacalhau Assado com Boroa. Resultou bastante e até ainda ficou mais saboroso...



Ingredientes:

1 posta de bacalhau

1 cebola

3 dentes de alho

1 pão integral

3,5 dl de azeite Seleccionado Espiga

Pimenta q.b.

Batatas



Demolha-se muito bem o bacalhau. Escorre-se e reserva-se.



Num recipiente que possa ir à mesa e ao forno coloca-se um pouco de azeite e por cima a cebola cortada às rodelas. Dispõe-se depois o bacalhau. Picam-se os dentes de alho e espalham-se por cima da posta calcando bem. Tempera-se com pimenta e rega-se abundantemente com azeite.



Esfarela-se o pão integral sobre a posta de bacalhau e leva-se ao forno bem quente durante 20 minutos. Durante a assadura deve-se regar o bacalhau várias vezes com o azeite.



Cozem-se as batatas e quando estiverem quase prontas dispõem-se no tabuleiro à volta do bacalhau e leva-se mais um pouco ao forno.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Smoothie de Banana e Pêssego

Apeteceia-me algo fresco com uma ligeira consistência e vitaminado. Lembrei-me de fazer um pequeno smoothie à minha moda e ficou bastante bom. Para a próxima vou variar as frutas para experimentar...



Ingredientes:

1 banana

1 pêssego

1 iogurte de pêssego



Colocar todos os ingredientes no copo da Bimby e programar velocidade 6-7-8-9 durante 1 minuto até a fruta estar completamente triturada e líquida.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Peixinhos da Horta

Esta é uma entrada das mais simples e tradicionais do nosso país e que há já bastante tempo que não fazia. Ficaram muito bons....



Ingredientes:

Feijão Verde cozido

Polme simples para fritos

Óleo Alimentar Espiga



Ingredientes para o polme:

200 g de farinha

2 ovos

2 dl de leite

Sal q.b.



Preparação do polme:

Colocam-se todos os ingredientes no copo da varinha mágica e tritura-se até se obter uma massa homogémea. Deixa-se descansar um pouco e está pronto a ser usado.



Preparação dos peixinhos da horta:

Lava-se e arranja-se o feijão verde. Coze-se e depois de frio e bem escorrido passa-se pelo polme. Levam-se a fritar em óleo bem quente.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Popietes de Porco à Minha Moda

Andava eu no supermercado à beira de casa atrás de qualquer coisa para fazer para o almoço do fim-de-semana quando me deparei com uns popietes de porco já previamente preparados e achei que seria muito melhor se os pudesse preparar conforme me apetecesse. Assim meti mãos à obra e eis que saiu uma refeição bastante gostosa, diferente do habitual e de aspecto bastante agradável.



Ingredientes:
750 g de bifanas
Salsichas de Churrasco Picantes
Chouriço q.b.
Bacon q.b.
150 g de Bacon Fumado (fatiado)
Margarina
Azeite aromatizado caseiro com alho e óregãos (receita aqui)



Lavar e tirar as gorduras às bifanas. Picar juntamente com um pocuo de chouriço e bacon para dar sabor.


Formar pequenas bolinhas com a carne e no meio colocar metade de uma salsicha de churrasco. Envolver com uma fatia de bacon fumado e apertar bem com uma linha para que os rolinhos não se desmanchem.


Numa frigideira colocar um pouco de azeite aromatizado e colocar os popietes para tostarem um pouco. Virar e colocar num tabuleiro de ir ao forno previamente untado com margarinha. Levar ao forno pré-aquecido a 240 °C tapado com uma folha de alumínio durante cerca de meia hora.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Bolo de Natas e Laranja



Já todos sabem que gosto de receitas saborosas, fáceis e rápidas, quem não gosta, não é? Com a correria do dia-a-dia não temos muito tempo para estar a pensar e a preparar as refeições. A receita da sobremesa desta semana foi publicada no blog As Receitas Lá de Casa a quem desde já agradeço a partilha. O bolinho corresponde ao que atrás foi dito: saboroso, fácil e rápido de preparar... Também é muito fofinho e aquela capinha de açúcar... hmm... hmmm.... Acho que exagerei um pouco na quantidade de açúcar que coloquei por cima...



Ingredientes:

3 ovos

225 g de açúcar

150 g de manteiga

1 pacote de natas

300 g de farinha

1 colher de chá de fermento em pó

Raspa da casca de 1 laranja

Açúcar q.b. para cobrir



Colocar no copo da Bimby os ovos, o açúcar e a raspa de laranja e programar 1 minuto à velocidade 4 e temperatura 37 °C.



Adicionar a manteiga à temperatura ambiente e as natas e misturar durante 1 minuto à velocidade 5.



Juntar a farinha e o fermento e misturar durante cerca de minuto e meio na velocidade 3.



Verter o preparado anterior para uma forma amovível forrada com papel vegetal e untado com margarina e levar ao forno pré-aquecido a 180 °C durante cerca de meia hora.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Pescada no Saco



Sabia que existiam alguns condimentos preparados para colocar dentro de um saco e levar ao forno. Realmente são bastante práticos. Já experimentei o preparado para frango, entrecosto e pensava que faltava o preparado para peixe... Nunca tinha visto publicidade nem na televisão nem noutro canal publicitário... No entanto encontrei à venda um preparado para peixe da marca Maggi. Encontrei no Pingo Doce e resolvi experimentar... Achei que o peixe estava gostoso, mas deixei assar um pouco de mais e perdeu-se todo o molho.... Mas para primeira experiência foi muito bom. De certeza que da próxima vez vai ficar melhor...



Ingredientes:

1 embalagem de Papillotes de Poisson Maggi

2 colheres de sopa de água

3 postas de pescada para cozer



Colocar no saco os condimentos preparados e colocar o peixe. Sacudir delicadamente o saco de modo a que todas as postas de peixe fiquem temperadas. Juntar 2 colheres de sopa de água.



Colocar o saco num tabuleiro e levar ao forno pré-aquecido a 200 °C durante 20 minutos para o peixe descongelado e 35 minutos para o peixe congelado.



No final do tempo retirar cuidadosamente o peixe do saco e servir de imediato.



Acompanhei com puré.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Salada de Delícias do Mar

Esta é uma óptima sugestão para os dias quentes. Muito fresca, colorida e bem saborosa e bem diferente das saladas que coctumo fazer cá em casa.



Ingredientes:

1 Embalagem de Delícias do Mar

1 Alface

Queijo ralado q.b. para polvilhar

croutons de ervas

Molho de iogurte com óregãos



Ingredientes:

(Molho)

2 Iogurtes naturais

Sumo de 1/2 limão

1 colher de sopa de azeite Clássico Espiga

Óregãos

Sal q.b.



Lavar, secar e arranjar a alface. Reservar.



Descongelar as delícias do mar e cortá-las aos cubos.



Molho de iogurte: Num copo colocar todos os ingredientes e triturar com a varinha mágica.



Colocar a alface e os cubos de delícias do mar de forma harmoniosa e regar com o molho de iogurte.



Polvilhar com queijo ralado.


terça-feira, 19 de julho de 2011

Frango na Púcara

Tinha um frango para fazer mas, como quase sempre, não sabia como o havia de arranjar. Até que me lembrei de uma receita que tinha visto no Forum Bimby: Frango na Púcara. Como não tinha púcara, foi mesmo cozido num pirex e ficou óptimo na mesma... A repetir... Eis a minha adaptação...

Ingredientes:
1 frango aos pedaços e sem pele
150 g de presunto aos cubinhos
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 cebola
2 dentes de alho
125 g de margarina
3 colheres de sopa de azeite Clássico Espiga
1 copo de vinho branco
Sal, pimenta e coentros

Cobiri o fundo de um pirex com tampa com rodelas de cebola muito finas, os alhos picadinhos e dispôr por cima os pedaços de frango e os cubinhos de presunto, bem como os restantes ingredientes e levar ao forno aquecido a 210 °C durante cerca de 45 minutos.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Passatempo Vaqueiro - Queijada de Leite e Laranja



É com imenso gosto e orgulho que informo que a minha receita de Queijada de Leite e Laranja foi uma das vencedoras do Passatempo Vaqueiro. O prémio é um convite para participar num curso da Academia Vaqueiro, coisa que sempre quis fazer... Em breve darei notícias do curso.




A receita está aqui.


À Vaqueiro reitero os meus agradecimentos.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Baba de Camelo

Num destes dias em que me faltava inspiração para fazer algo para a sobremesa, e como tinha uma lata de leite condensado cozido na despensa que tinha comprado para experimentar, resolvi fazer a tão famosa Baba de Camelo. A receita é a publicada na própria lata. Rápida de fazer e óptima...



Ingrdientes:

1 lata de leite condensado cozido

5 ovos



Misturar suavemente o leite condensado com as gemas dos ovos à vez. Bater as claras em castelo e envolver no preparado anterior. Levar ao frigorífico até à hora de servir.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Dica: Como pelar alhos na Bimby

Quando vi esta dica publicada no blog Velocidad Cuchara achei que era uma dica que tinha que partilhar pois todas as pessoas sabem como é desagradável descascar os alhos e ficar com o cheiro entranhado nas mãos, para além de que fico sempre com as mãos com alergia sempre que mexo em alho ou cebola. Assim que.... descascam-se logo os alhos e podem-se conservar em azeite como eu fiz.... e à medida que vou precisando, vou tirando...



Ingredientes:

2 cabeças de alho

1 litro de água



Separar os dentes de alho e cortar as pontas. Colocá-los no copo Bimby e adicionar um litro de água fria.



Programar 4 segundos, velocidade inversa e velocidade 4. Repetir a operação se as cascas não tiverem saído.



Deixar repousar alguns minutos e as cascas flutuarão. Retirar as cascas e os alhos.



Colocar os alhos a secar em papel absorvente e colocá-los num frasquinho com azeite e óregãos.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Cachorros quentes

Há já algum tempo que andava para fazer esta receita que foi publicada na revista da Bimby Momentos de Partilha de Junho. Na revista também publicavam a receita do molho de tomate, mas, como tinha alguma pressa, substituí por ketchup. Ficaram uns cachorros muito bons...



Ingredientes para o pão:

250 g de leite

1 colher de chá de sal

30 g de açúcar

50 g de margarina à temperatura ambiente

25 g de fermento de padeiro fresco ou 5 de fermento de padeiro seco Fermipan

500 g de farinha Espiga tipo 65



Colocar no copo todos os ingredientes à excepção da farinha e programar 1 minuto e meio à temperatura 37 °C e velocidade 1.



Adicionar a massa e amassar durante 2 minutos à velocidade Espiga. No final do tempo, retirar e deixar levedar num local morno durante cerca de 40 minutos.



Dividir a massa em 4 (pois era o número de salsichas hot dog que tinha) pedaços de massa de cerca de 140 g/cada e formar um rolinho de cerca de 12 cm de comprimento. Com a restante massa formar bolinhas que posteriormente podem servir para colocar um hamburguer dentro.



Deixar levedar mais 15 minutos e levar ao forno pré-aquecido a 180 °C durante cerca de 20 minutos.



Quando prontos, abrir longitudinalmente o pão, barrar com ketchup, colocar dentro a salsicha de hot dog e cobrir com batatas fritas palha.



terça-feira, 12 de julho de 2011

Nectar de Laranja

Necessitava de uma bebida viatminada, saborosa e fresca para um lanche especial. Assim ao consultar o livro base da Bimby apareceu este sumo e realmente resultou naquilo que eu queria... Como qualquer sumo feito na Bimby, ficou extremamente macio e super saboroso....




Ingredientes:

3 laranjas descascadas

1 limão descascado sem nenhum pedaço de de casca branca e sem caroços

100 g de açúcar

500 g de água



Colocar no copo todos ingredientes à excepção da água e programar 2 minutos à velocidade 9. Voltar a repetir se não ficar bem triturado. Adicionar a água e envolver à velocidade 3.



Verter o sumo para um jarro com gelo.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Postas de Pescada no Tacho

Já aqui disse que acho extremamente difícil arranjar diferentes modos de variar o peixe. Ou é cozido, ou assado ou estufado. Logo o que temos que variar são os ingredientes aí colocados. Desta vez o ingrediente fora do habitual foi o pimento...



Ingredientes:

Postas de pescada

1 cebola grande

2 dentes de alho

1 pimento verde

2 colheres de sopa de polpa de tomate

4 colheres de sopa de azeite Virgem Extra Espiga

1 dl de vinho branco

1 caldo de legumes Knorr Natura

Sal e pimenta q.b.



De véspera, arranjar e temperar as postas de pescada com sal e pimenta.



No dia seguinte, colocar num tacho o azeite, a cebola, os alhos e o pimento picadinhos. Quando a cebola estiver translúcida adicionar a polpa de tomate e o caldo de legumes. Adicionar o vinho branco e 2,5 dl de água. Quando estiver a ferver colocar as postas de pescada e deixar cozinhar durante cerca de 25 minutos.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Bolo de Canela



Apetecia-me um daqueles bolos de antigamente, tradicionais, secos, sem cobertura ou recheio e então lá fui eu ao meu "baú" de receitas e apareceu este. Ficou muito bom e fofinho apesar de ter ficado um pouco mal cozido. O que interessa é que ficou muito saboroso e comeu-se rapidamente...


Ingredientes:

300 g de açúcar

230 g de farinha

120 g de manteiga

5 ovos

1 colher de chá de canela

1 colher de chá de fermento



Bater muito bem as gemas com o açúcar e a manteiga. Adicionar a farinha, o fermento, a canela e continuar a bater. Acrescentar as claras previamente batidas em castelo.



Verter o preparado para uma forma previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha e levar ao forno durante cerca de 45 minutos.


quinta-feira, 7 de julho de 2011

Mais um Ano...



Por motivo de aniversário da chef esta cozinha encontra-se encerrada... Voltará amanhã com mais receitas.



Beijinhos

Belinha

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Chop Suey de Frango

Por vezes quando ouvimos falar em nomes esquisitos de receitas temos tendência a pensar que devará ser uma receita bastante complicada de executar. Pois mas por vezes não é assim e isto foi o que me aconteceu ao ler a receita deste prato na revista de Domingo do jornal Público. Tinha uns pedaços de frango para utilizar e foi assim que rapidamente fiz um jantar... Muito bom...


Ingredientes:
400 g de peito de frango
Azeite, óleo ou óleo de sésamo q.b. (usei azeite)
1 cebola
1 dente de alho
1 malagueta (pus 2 piri-piri)
Casca de 1 curgete cortada em juliana
Sementes de sésamo q.b.
Molho de soja
4 fatias de ananás (usei ananás em calda)

Cortar o peito de frango em pedaços.

Numa frigideira anti-aderentes colocar o zeite, a cebola cortada aos cubos, o alho e os piri-piri picadinhos e a carne. Saltear até o frango estar cozido. Adicionar a casca da curgete em juliana e saltear um pouco mais. Temperar com o molho de soja e por fim o ananás em triângulos. Polvilhar com sementes de sésamo.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Raviolis

Para experimentar fazer outro tipo de massas na máquina de massas resolvi testar esta receita de raviolis. Aproveitei também para utilizar um resto de carne picada que tinha sobrado de outra refeição. Ficaram muito bons apesar de um pouco grandes, pois ao cozer a massa aumenta de volume. Mas a errar é que se aprende... e para a próxima já vou ter esse pormenor em atenção.


Ingredientes:
Massa:
330 g de farinha (usei tipo 65)
1 colher de chá de sal
4 ovos
2 colheres de sopa de azeite virgem extra Espiga
1 clara
Farinha de Milho para polvilhar


Azeite Virgem Extra Espiga
Cebola picada
1 cenoura
Vinho branco
Bacon
Polpa de Tomate
1 caldo de legumes Knorr Natura


Massa:
Colocar a farinha, o sal, os ovos e o azeite no copo da Bimby e misturar durante 15 segundos à velocidade 5 e depois 3 minutos à velocidade Espiga. Deixar a massa respousar 15 minutos e está pronta a ser utilizada.


Estender a máquina passando-a pelo rolo na máxima abertura, polvilhar com farinha de milho, diminuir a abertura do rolo e assim sucessivamente até ficar com a espessura pretendida (deixei ficar na espessura 3).


Estender a massa. Pincelar metade com a clara de ovo e colocar por cima porções de carne picada previamente cozinhada e fria. Dobrar a outra parte da massa não pincelada por cima, pressionar retirando o ar que tenha ficado e com a recortilha cortar rectângulos.


Raviolis:


Entretanto, num tacho grande colocar o azeite, a cebola, a cenoura e o bacon picadinhos. Deixar refogar. Quando a cebola estiver translúcida, acrescentar a polpa de tomate e mexer. Adicionar o caldo de legumes, bastante água e um pouco de vinho branco. Quando começar a ferver deitar os raviolis e deixar cozinhar durante cerca de 25 minutos.


segunda-feira, 4 de julho de 2011

Filetes de Pescada com Molho de Tomate

Tento na medida do possível fazer receitas que sejam saudáveis e do agrado do pessoal cá de casa. Desta vez fiz uns filetes de pescada cozidos ao vapor na Bimby que ficaram deliciosos. A receita é da revista da Bimby Moments de Partilha de Maio. A repetir...



Ingredientes:

Filetes de pescada

Sal q.b.

Pimenta q.b.

Raspa de 1 limão

Raspa de 1 laranja

Azeite Virgem Extra Espiga

500 g de água



Molho:

200 g de cebola

30 g de azeite Virgem Extra Espiga

500 g de tomate cherry cortado ao meio

Folhas de manjericão (substitui por coentros)



Na Varoma, colocar cada filete num rectângulo de papel vegetal, temperar com sal, pimenta, raspa de limão e raspa de laranja e um pouco de azeite. Fechar o papelote e reservar.



Colocar no copo da Bimby a água e a Varoma e programar 20 minutos, temperatura Varoma e velocidade 1. Retirar e reservar.



Molho:

Colocar no copo limpo a cebola e o azeite e picar durante 5 segundos à velocidade 5. Refogar durante 5 minutos à velocidade 1 e temperatura Varoma. Adicionar os tomates e seleccionar 3 minutos, temperatura 100 °C, velocidade colher e inversa.



Envolver os coentros com a ajuda da espátual e servir de imediato com os filetes.


sexta-feira, 1 de julho de 2011

Semi-Frio de Baunilha e Morango



Quando vi esta receita no blog Alquimia dos Tachos resolvi fazê-la quase de imediato. Adoramos os pudins Boca Doce. Então o de Caramelho é do melhor... mas desta vez o pudim eleito foi o de baunilha. A sobremesa ficou bastante boa, para além de ser de rápida confecção e nada melhor que uma sobremesa fresquinha para os dias de calor que têm estado.



Ingredientes:

Base:

250 g de bolachas maria trituradas

180 g de manteiga à temperatura ambiente

1 ovo

2 colhers de sopa de cacau



Creme:

8 folhas de gelatina incolor

0,5 de pudim instantâneo Boca Doce de baunilha

2 dl de natas

3 colheres de sopa de açúcar

1 chávena de chá de doce de morango



Preparação da base:

Amassar muito bem as bolachas trituradas com a manteiga, o ovo e o cacau e forrar uma forma de fundo amovível subindo um pouco para as paredes.



Preparação do creme:

Demolhar as folhas de gelatina em água fria. Preparar o pudim segundo as instrçuções da embalagem. Logo que retire do lume adicione as folhas de gelatina bem escorridas e mexer até ficarem bem dissolvidas. Deixar arrefecer.



Bater bem as natas com o açúcar e juntar ao preparado anterior já frio. Verter para a forma e levar ao congelador a solidificar. Na altura de servir barrar com doce de morango.