quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Galete dos Reis

Neste dia de Reis, como que para fechar um ciclo de festividades e de excessos alimentares, nada melhor que uma tarte de massa folhada que os Franceses consomem por tradição neste dia.
Quando os Franceses compram esta Tarte nas confeitarias recebem com a mesma uma coroa de papel para ser usada a quem encontrar a fava que se encontra dentro do doce, tornando-se assim o Rei do dia e tendo a obrigação de oferecer a próxima Galete.


Ingredientes:
2 rolos de massa folhada fresca
100 g de açúcar em pó
100 g de amêndoas em pó
100 g de manteiga
100 g de açúcar glacé
30 g de farinha
1 fava (não coloquei)
3 ovos
1 clara de ovo

Préquecer o forno a 220 °C. Num tabuleiro untado com margarina estender um rolo de massa folhada.

Entretanto, misturar o açúcar em pó, as amêndoas, 20 gramas da farinha e aos poucos ir adicionando a manteiga, mexendo sempre. Juntar 2 ovos, um a um e continuando a mexer. Colocar a fava e verter este preparado na massa folhada deixando livre uma borda de massa de cerca de 2 cm. Pincelar com o terceiro ovo previamente batido estes 2 cm de massa e estender por cima o outro rolo de massa folhada. Virar as bordas para baixo da tarte e com um garfo pressionar bem a fim que as massas fiquem bem unidas.
Preparar um creme batendo bem a clara do ovo, o açúcar glacé e o resto da farinha. Decorar a tarte a gosto e por cima pincelar com este creme.
Vai ao forno durante aproximadamente 20 minutos e passado este tempo colocar uma folha de alumínio por cima de modo a acabar de cozer o recheio (30 minutos).
Servir frio.

Sem comentários:

Enviar um comentário