segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Almondegas com molho de tomate

As almondegas são um dos pratos que mais frequentemente faço cá em casa. Normalmente faço-as estufadas e só com carne de porco, um pouco de chouriço e bacon. Por isso quando vi a receita destas almondegas no programa da Mafalda Pinto Leite achei que seria uma alternativa às almondegas que costumo fazer. Só que a receita ficou esquecida no meio de outras e só há pouco tempo é que a redescobri e não tardou muito a fazer. Foram do agrado de todos e de certeza que vou repetir... Eis a minha adaptação...



Ingredientes:

1/3 de chávena de leite

1/2 pão rústico

400 g de carne de porco

400 g de carne de vitela

2 dentes de alho picados

1 cebola picada

1 colher de sopa de coentros picados

1/4 chávena de queijo parmesão ralado

2 colheres de sopa de azeite clássico Espiga

1 lata de tomate pelado

1 colher de sopa de polpa de tomate

1 colher de sopa de ketchup

Sal e pimenta q.b.



Demolhar o pão em leite quente. Deixar arrefecer.



Picar a carne e colocá-la num recipiente onde se vai juntar o pão demolhado, escorrido e aos bocados, o alho, a cebola, o queijo, o sal e a pimenta. Misturar tudo muito bem e moldar com as mãos bolinhas de carne.



Aquecer o azeite numa frigideira grande em lume forte. Quando estiver quente colocar as almondegas numa só camada. Não as sobrepor. Deixar cozinhar um pouco sem as mexer durante os primeiros minutos. Virar só à medidas que forem cozinhando para ficarem douradinhas de todos os lados. Retirar para um prato de servir e reservar.



Na frigideira que serviu para fritar as almondegas juntar a o tomate pelado em lata partido aos bocadinhos juntamente com o molho, o ketchup e a polpa de tomate. Deixar ferver mexendo sempre. Retirar e passar o molho pela varinha mágica. Rectificar os temperos.



Verter o molho por cima das almondegas. Polvilhar com um pouco de coentros picados e queijo ralado.

3 comentários:

  1. Eu adoro almondegas ainda que não as faça muito cá por casa, mas um destes dias tenho de fazer porque essas tuas estão tão apetitosas...

    ResponderEliminar
  2. Adoro almondegas, apesar de ser uma coisa que faço poucas vezes. E até tenho esta receita num dos livros da Mafalda e já tinha pensado em experimentá-la. A ver, se quando o frio regressar, me dá vontade de "meter mãos à obra".
    bjis

    ResponderEliminar
  3. Olá,
    Eu gosto muito de almôndegas cá em casa é que tudo torce o nariz, mas eu sou servida das tuas que estão baste apetitosas.
    Beijinhos e bom inicio de semana

    ResponderEliminar