quarta-feira, 18 de maio de 2011

Pão 100 % Integral

Desde que tenho a máquina de pão e a Bimby, quase que deixei de comprar pão. Além de gostar deste ritual de fazer o pão, deixar a massa levedar etc, também sabemos o que estamos a comer (sabemos a quantidade exacta de sal que ingerimos, que não incluimos os aditivos alimentares que de certeza que as padarias colocam nas suas receitas de pão...) Não se pense, porém que não gosto de um bom pãozinho estaladiço... Nada disso... E por vezes até vai um pouco mais além da conta... Ai a dieta... Posto isto, aqui vai mais esta receita publicada no Forum Bimby.



Ingredientes:

Sal q.b.

50 g de óleo alimentar Espiga

30 g de água morna

200 g de leite morno

400 g de farinha integral

30 g de açúcar mascavado

1 saqueta de fermento de padeiro seco Fermipan



Colocar todos os ingredientes, com excepção da farinha, no copo da Bimby e programar 1 minuto à temperatura 37 °C e velocidade 2.



Acrescentar a farinha e programar mais 30 segundos à velocidade 6, seguido de 3 minutos à temperatura de 37 °C e velocidade Espiga.



Retirar a massar, moldar pequenos pãezinhos de 80 g/cada e deixar levedar num tabuleiro de ir ao forno coberto com um pano. Quando tiverem dobrado de volume, pincelar com água e levar ao forno pré-aquecido a 180 °C.

1 comentário:

  1. Também costumo fazer o pão 100% integral e realmente nada como fazermos o nosso pãozinho ;)

    ResponderEliminar