terça-feira, 27 de setembro de 2011

Essência do Gourmet 2011

Este post já vem um pouco atrasado, eu sei...



De qualquer forma não queria deixar de dar conta da minha passagem pelo fantástico evento Essência do Gourmet que decorreu no lindíssimo Palácio da Bolsa nos dias 16, 17 e 18 de Setembro. Eu só tive oportunidade de ir no Sábado (também porque os bilhetes eram caros para ir os 3 dias), mas valeu a pena...


Das marcas presentes, destaco a Tescoma (utensílios de cozinha e mesa) representada pelo Chef Rui Paula e a César Castro (artigos para mesa, cozinha, hotelaria, restauração, etc) representada pelo Chef António Vieira. Estas marcas tinham expositores de venda directa e com preços especiais de feira. Fiquei com uma cataplana debaixo de olho...


Havia também a possibilidade de efectuar algumas degustações gastronómicas dos restaurantes presentes (Don Juan, Ferrugem, Quarenta e 4 e Góshò).


No Mercado Gourmet estavam presentes diversas marcas de azeites, arroz, chocloates, conservas, compotas, etc com possibilidade de provar os vários produtos expostos. Confesso que não tive muito tempo para os apreciar, pois pretendia mesmo assistir às aulas dos chefes e o pouco tempo que tinha não me permitia.


Há hora que cheguei tive ainda tempo, entre tentativas de inscrições nas aulas, para assistir no Salão Árabe a um pouco do final da confecção de uma Cataplana de Peixe e Marisco pela querida Chefe Filipa Vacondeus. Sempre muito simpática e afável.



Seguidamente, no espaço da Sogrape, aprendi um pouco sobre o "Vinho Branco: Com e Sem Madeira"



E finalmente assisti a 3 aulas de cozinha ministradas pelos Chefes Giorgio Damasio (restaurante D'Oliva - Lisboa), Chef Francisco Ferreira (Chefe Executivo dos Hoteis Vila Galé) e Chef António Vieira (restaurante Shis - Porto).


Na aula do Chef Giorgio Damasio tive oportunidade de aprender a fazer e provar um Creme de Aipo e Maçã Verde em que a parte do aipo utilizado não era a rama mas sim o bolbo... O Chef Francisco Ferreira ensinou a fazer um Risotto de Bacalhau com Palmitos e Azeitonas Pretas e por fim o Chef António Vieira ensinou a fazer Vieras Grelhadas em Espuma de Batata e para Sobremesa um Chocolate Crocante.

Foram todos excelentes Chefs mas realmente o que mais me cativou pela sua simpatia e envolvimento com o público presente foi o Chefe António Vieira (Utilizou a nossa amiga Bimby...)

Foi uma tarde bem longa e cansativa mas ao mesmo tempo muito enriquecedora que, se tiver oportunidade, gostava de a voltar a repetir para o ano. Aconselho vivamente uma visita...

Sem comentários:

Enviar um comentário