terça-feira, 21 de junho de 2011

Massa Fresca - A minha 1ª Experiência



Confesso que já há bastante tempo que gostava de comprar uma máquina de fazer massa fresca, mas ainda não tinha visto nenhuma.... Não queria também comprar uma muito cara, pois o resultado podia não ser dos melhores... Eis senão quando casualmente a ver as novidades da loja Area no Norteshopping me deparei com uma máquina que se enquadrava perfeitamente no que pretendia... E pronto cá tenho mais uma amiga na cozinha...



Para começar resolvi fazer um simples esparguete cozido. A ideia é fazer a massa na Bimby e depois estender na máquina... A receita da massa encontrei no Forum Bimby.



Ingredientes:


300 g de Farinha (usei tipo 65)

1/2 colher de chá de sal

2 ovos

50 g de água



Colocar todos os ingredientes na Bimby e misturar durante 15 segundos à velocidade 5 e depois 3 minutos à velocidade Espiga. Deixar a massa repousar 10 minutos e está pronta a ser utilizada.



Estender a massa na máquina passando-a pelo rolo, dobrando-a e passando novamente. Repetir várias vezes esta operação. Finalmente passar no rolo de cortar a massa esparguete.



Para que a massa não cole deve-se polvilhar com farinha de milho (não tinha, por isso tive um pouco de dificuldade)



Cozer em água abundante com sal e um fio de azeite, durante 3 minutos no máximo. Passado este tempo retirar do lume e colocar num recipiente com água fria.



O resultado foi muito bom. Relativamente ao sabor a massa não se compara com a massa de compra. Totalmente diferente.



Um dos aspectos mais importantes é que toda a família se reuniu à volta da máquina nesta minha primeira experiência e foi um tempo de qualidade familiar...

5 comentários:

  1. Também já tinha visto desta maquinetas pela net, e é daquelas coisas.. não me importava de ter uma, mas será que depois lhe daria uso? Ou iria fartar-me dela?
    Não sei...
    Foi rápido estares a passar a massa pela maquineta?

    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar
  2. Confesso que esparguete prefiro o seco, assim como o linguini. Mas para massas recheadas, massa fresca é sem duvida muito melhor. Tenho usado e abusado das experiências e tenho adorado o resultado ;)

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana
    Realmente não demorou muito tempo a passar a massa na máquina. Para a quantidade que fiz talvez cerca de 10/15 minutos.
    De qualquer forma acho que vale a pena para fazer uma refeição diferente.
    Beijinhos
    Belinha

    ResponderEliminar
  4. Olá... Será que ainda encontro esta maquina na loja do Norteshopping? Sabe me dizer o preço aproximado?
    susanacamposferreira@gmail.com

    ResponderEliminar
  5. a massa para ser boa por cada 100 gr. de farinha um ovo depois se for preciso agua deite um pouquinho se nao preciso melhor a massa tem que ficar dura

    ResponderEliminar