sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Filhós de Floreta

Já tinha visto em diversos livros e revistas esta receita e estava bastante curiosa porque nunca tinha comido. Quando vi o aspecto destas filhós na revista do Pingo Doce decidi que iria pôr mãos à obra. Comprei a forma numa loja de ferragens por metade do preço das que se encontram à venda no PD e cá estão as minhas filhós. Ficaram muito boas, muito finas e sem dúvida que vão fazer parte da minha mesa de Natal. A receita é do livro Receitas de Natal - Fritos.




Ingredientes:

1 colher de sopa de manteiga

Raspa e sumo de 1 laranja

4 ovos

7 colheres de sopa de farinha Branca de Neve Flor

Uma pitada de sal

2 dl de leite

Açúcar e canela a gosto




Derreter a manteiga sem a deixar ferver. Adicionar a raspa e o sumo da laranja.




Bater os ovos à parte e misturá-los cuidadosamente ao preparado anterior. Aos poucos incorporar a farinha mexendo sempre e temperar com uma pitada de sal.




Acrescentar o leite e mexer bem até obter um polme fino. Deixar repousar durante 30 minutos.




Entretanto, colocar uma quantidade abundante de óleo numa frigideira funda e levar ao lume. Introduzir a forma das filhós dentro do óleo para aquecer.




Retirar e mergulhar (Importante: não completamente) dentro da massa e aguardar alguns segundos. Retirar e mergulhar no óleo quente sem tocar no fundo da frigideira. Fritar de ambos os lados. Quando fritos retirar com a ajuda de uma escumadeira e colocar sobre papel absorvente. Repetir o processo até acabar a massa.





Por fim, passar as filhós por uma mistura de açúcar e canela.

3 comentários:

  1. Que lindos que ficaram estes filhós.


    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Belinha, tenho 3 formas dessas de diferentes desenhos e ja as tenho para aí ha uns 3 anos... ainda nao as experimentei, mas a tua receita vou leva-la para experimentar para o Natal!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar