segunda-feira, 31 de maio de 2010

Chili com carne

Já não é a primeira vez que faço este prato, mas as receitas são sempre um pouco diferentes. Ficou muito bom. A receita é adaptada do site dos Petiscos.
Ingredientes:
Carne de vaca
1 lata das pequenas de feijão vermelho
1 Cebola
2 dentes de alho
Polpa de tomate q.b.
Azeite
2 Malaguetas

Num tacho colocar o azeite, quando estiver quente acrescentar a carne e deixar dourar de todos os lados. Retirar e reservar.

No mesmo tacho acrescentar mais um pouco de azeite. Refogar a cebola, os alhos picadinhos e as malaguetas (sem as sementes e a parte central) também cortadas aos pedacinhos. Quando a cebola tiver amolecida, adicionar o colorau e a carne reservada. Mexer e deixar cozinhar mais 10 minutos. Acrescentar a polpa de tomate e o feijão com a sua água e deixar cozinhar mais 30 minutos.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Croissants

Esta receita já estava na minha lista de receitas a testar já há algum tempo. Nunca pensei que me calhassem tão bem... Ficaram uns croissants muito gostosos, estaladiços e um pouco folhados como gostamos cá em casa. A receita é do livro Massas da Bimby.




Ingredientes:
120 g de leite
50 g de açúcar
1/2 colher de café de sal
1 ovo grande
100 g de manteiga
300 g de farinha extra fina
1 saqueta de fermento de padeiro
1 colher de chá de açúcar baunilhado


Colocar no copo o leite, 50 g de manteiga, o açúcar e o sal e programar 1 minuto, à temperatura de 37 °C e velocidade 2. Acrescentar o fermento, o ovo, a farinha e o açúcar baunilhado, programar 10 segundos à velocidade 6. Programar mais 2 minutos à velocidade espiga.


Retirar a massa, envolvê-la em película aderente e deixar repousar meia hora.


Colocar a massa sobre uma superfície enfarinhada e esticar até ficar muito fininha, formando um rectângulo. Pincelar com a restante manteiga , deixando as bordas por pincelar.


Dividir imaginariamente o rectângulo em três partes. Dobrar a parte direita para dentro e a esquerda a sobrepô-la. Virar a massa de sentido e esticar novamente a massa, pincelar novamente com manteiga e dobrar. Repetir esta operação 3 a 4 vezes.


Esticar a massa e cortá-la em triângulos, enrolando-os da ponta mais larga para a mais estreita. Pincelar com leite e levar ao forno pré-aquecido a 180 °C até ficarem cozidos.


A receita recomenda pincelar com uma calda de açúcar, mas eu pincelei com um pouco de geleia.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Dourada ao Sal

Estava com algumas dúvidas quando fiz este prato de peixe. Nunca tinha experimentado e muito menos na Bimby. Também não tinha preparado nenhum plano B para o caso da receita sair mal e não termos almoço. Mas tudo correu lindamente. A receita é do livro Base da Bimby e é muito fácil de preparar. O peixe ficou óptimo e sem dúvida que vou voltar a repetir... desta vez com outro peixe (talvez robalo). Segredo: Não retirar as escamas...


Ingredientes:
1 dourada inteira de 800 g a 1 kg (se não couber cortar um pouco do rabo)
1 1/2 kg de sal grosso
1 l de água

Colocar no recipiente Varoma uma camada de sal e calcar bem. Depois de bem lavado, dispor o peixe por cima e tapá-lo bem com nova camada de sal apertando e calcando bem para tapar por completo o peixe. Tapar a Varoma e reservar.

Colocar a água no copo da Bimby e programar 10 minutos à temperatura Varoma e velocidade 1. Quando terminar, retirar rapidamente a tampinha do copo e colocar por cima a Varoma com o peixe. Programar 40 minutos, à temperatura Varoma, à velocidade 2.

No final, esperar uns minutos para que a temperatura baixe antes de o abrir. Retirar. Partir o sal, retirar a pele da dourada e servir os filetes.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Cogumelos Salteados ao Alho

Já tinha feito esta receita, mas desta vez ficou bem melhor, pois acrescentei uma malagueta à qual retirei o seu centro e as suas sementes, deixando um gostinho não muito picante. Muito bom... :) A receita é do livro Base da Bimby


Ingredientes:
400 ou 500 g de cogumelos (usei uma lata)
4 ou 5 dentes de alho
1 malagueta
Folhas de salsa (usei coentros)
70 g de azeite
Sal e pimenta q.b.


Colocar no copo os alhos e os coentros e picar durante 6 segundo à velocidade 5.


Colocar a "borboleta" e juntar os restantes ingredientes. Programar 12 minutos, temperatura 100 °C velocidade 1. Rectificar os temperos. Se ficarem muito líquidos, programar 5 minutos à temperatura Varoma.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Salada Iceberg

Este é um acompanhamento muito simples e muito agradável. Comprei um pacote de salada já lavada do PD, a salada iceberg, que consiste na variedade de alface iceberg (muito gostosa e diferente da variedade comum), e juntei-lhe cebola laminada e um pouco de tempero para saladas de Manjericão e Oregãos ao qual adicionei azeite a gosto. Aqui está o resultado. A repetir...



Ingredientes:
Salada Iceberg PD
Cebola
Azeite
Tempero para saladas de Manjericão e Óregãos Knorr

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Pescada com Molho Vermelho

Para fugir um pouco do simples e mero peixe cozido, apresento hoje esta receita retirada do livro da Bimby O Melhor da Nossa Equipa. Resultou bastante bem apesar do molho ter ficado um pouco espesso.



Ingredientes:
1 cebola
1 cenoura
1 dente de alho
3 tomates frescos (coloquei polpa de tomate)
100 g de vinho branco
100 g de azeite
Sal e pimenta q.b.
1 folha de louro
1 kg de medalhões de pescada (coloquei postas de pescada nº 5)


Colocar no copo a cebola, a cenoura, o alho e o tomate e picar 5 segundos à velocidade 5. Adcionar os restantes ingredientes e temperar com sal e pimenta.


Colocar o peixe, previamente descongelado e temperado com sal na Varoma. Colocar sobre o copo e programar 30 minutos à temperatura Varoma, velocidade colher inversa.


Dispor o peixe no prato de servir. Retirar a folha de louro do copo e triturar 20 segundos à velocidade 9. Cobrir o peixe com o molho e servir.


Acompanhei com puré de batata.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Madalenas de Manteiga

Todos os bolos, cupcakes, ou qualquer outro doce que leve manteiga, tem logo outro sabor. Adoro manteiga... E esta receita ficou óptima... Parece quase as madalenas que se compram da DanCake... Óptimas. Sem dúvida a repetir. A receita é do Livro da Bimby Reposteria y Pasteleria.

Ingredientes:
4 ovos
1 pitada de sal
250 g de manteiga à temperatura ambiente
250 g de açucar
1 colherzinha de açúcar baunilhado
120 g de leite
250 g de farinha
1 pacotinho de fermento seco

Preparar a bandeja do forno com as forminhas de papel (cerca de 24 unidades).

Pesar o açúcar e o leite e reservar.

Colocar no copo da bimby a borboleta, encorporar as claras e o sal eprogramar 4 minutos à velocidade 3 e meio. Retirar e reservar. Colocar a manteiga no copo (tem de estar a temperatura ambiente) e proramar 15 segundos à velocidade 3. Com a bimby a funcionar na velocidade 4 adicionar pelo bocal o açúcar, as gemas, uma a uma , e o leite.

Incorporar a farinha com o fermento e programar 30 segundos à velocidade 4.

Verter este preparado no recipiente das claras reservadas e envolver bem. Dividir a mistura nas forminhas. Deixar repousar 30 minutos nas formas antes de colocar no forno.

Pré-aquecer o forno a 200º C. levar ao forno 10 minutos.

Sugestão: Pode polvilhar com açúcar pepitas de chocolate, etc. antes de introduzir no forno.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Arroz de Grelos

Gosto bastante de certas comidas bem portuguesas e esta é uma delas. Além de que é muito fácil de fazer.


Ingredientes:
Grelos q.b. (usei um pacotinho de grelos congelados)
Azeite
Cebola
Chouriço
Bacon
Água
Arroz
Sal


Num tachinho colocar o azeite, a cebola picadinha, o chouriço às rodelas e o bacon aos cubos e deixar alourar. Depois de descongelados, acrescentar os grelos e mexer bem. Deixar ganhar um pouco de sabor.


Entretanto medir e lavar o arroz. Por cada chávena de arroz colocar duas chávenas de água.


Acrescentar a água e o sal e quando ferver adicionar o arroz. Mexer de vez em quando. Se necessário, juntar mais um pouco de água. Quando estiver quase pronto desligar o disco e deixar acabar de cozer.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Carne de Porco à Alentejana

Aos poucos vou começando a tirar cada vez mais partido da minha ajudante na cozinha chamada Bimby (uma verdadeira amiga). Desta vez resolvi fazer um prato bem tradicional da nossa cozinha. A receita é adaptada do Livro da Bimby Cozinha Regional Portuguesa.


Ingredientes:
4 dentes de alho
1 kg de lombo de porco aos cubos (usei rojões)
60 g de massa de pimentão (não coloquei)
1 kg de amêijoas
Sal q.b.
70 g de banha
50 g de azeite
1 folha de louro
1 limão (não pus)

De véspera arranjar a carne e temperar com alho laminado, louro, sal e vinho.

No dia, colocar as amêijoas num recipiente com água e sal para sair a areia (como referi anteriormente num outro post esta espécie de amêijoa não necessita de estar muito tempo em água, pois como é de viveiro não tem quase areia nenhuma). Colocá-las na Varmora e reservar.

Colocar no copo a banha e o azeite e programar 3 minutos à temperatura Varoma à velocidade 1. Acrescentar a carne com os temperos, colocar por cima a Varoma e seleccionar 15 minutos à velocidade Colher Inversa, temperatura Varoma.

No final dispor tudo num recipiente e regar com um pouco de sumo de limão.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Bruschetta com Presunto e Tomate

Costumo fazer muitas vezes cá em casa este género de entradas mas só com manteiga e queijo. Desta vez resolvi variar um pouco e acrescentar um toque italiano e colocar o presunto e o tomate. A combinação resultou bastante bem. Sem dúvida a repetir.

Ingredientes:
Fatias de pão
Azeite
Alho picado
Tomate de cacho
Presunto
Queijo mozzarella ralado

Tostar um pouco as fatias de pão. Num pequeno recipiente misturar o azeite e o alho e pincelar as tostas. Dispôr por cima as fatias de presunto e seguidamente as fatias de tomate. Cobrir com o queijo ralado e levar ao forno a gratinar.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Panquecas com Gelado e Chocolate

Como tinha comprado há pouco um gelado "Strawberry Cheesecake" no PD, resolvi fazer umas panquecas para o acompanhar. Ficaram muito boas. A receita é do livro Base da Bimby.
Ingredientes:
150 g de farinha
1/2 colher de chá de sal
50 g de manteiga
50 g de açúcar
200 g de leite
2 ovos
1 colher de chá de fermento

Colocam-se todos os ingredientes no copo da Bimby e selecciona-se 15 segundos à velocidade 6.

Unta-se uma frigideira anti-aderente com um pouco de margarina e vai ao lume. Quando estiver bastante quente, deitam-se colheradas do preparado que se viram quando começarem a ficar douradinhas.

Como já referi servi com uma bola de gelado e chocolate Royal.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Tarte de Iogurte com Morangos

Gosto bastante de colocar morangos em qualquer sobremesa que faça. Além de darem outro aspecto à sobremesa, tornam-na ainda mais agradável e fresca.

Em relação a esta sobremesa devo dizer que foi a minha estreia conseguida com as folhas de gelatina. Depois de várias experiências falhadas nunca mais as usei, mas agora resolvi voltar a experimentar e desta vez a sobremesa ficou FANTÁSTICA.

A receita é adaptada do blog Three Fat Ladies.
Ingredientes:
(massa)
2 colheres de sopa de leite condensado
225 g de farinha
1 gema
30 g de açúcar
1 pitada de sal
100 g de manteiga

Coloca-se no copo a farinha, o açúcar e o sal e dá-se uns toques de turbo para miturar bem. Acrescenta-se a manteiga aos cubos e mistura-se 8 segundos à velocidade 6. Junta-se o leite condensado e seleccionam-se 12 segundos à velocidade 5. Pelo bocal adiciona-se a gema de ovo. Deita-se a massa numa superficie e com ela forra-se uma tarteira de fundo amovível. Vai ao frigorifico a repousar durante cerca de uma hora. Retira-se e vai ao forno pré-aquecido a 170 °C durante cerca de 20 minutos. Retira-se e deixa-se arrefecer.

Ingredientes:
(recheio)
restante leite condensado
2 iogurtes naturais
2 colheres de sopa de sumo de limão
Raspa de 1/2 limão
5 folhas de gelatina incolor
1 pacote de natas
6 colheres de sopa de água (para derreter a gelatina)

Demolha-se a gelatina. Numa taça, misturam-se bem os iogurtes, o leite condensado, a raspa e o sumo de limão. Aquece-se a água das folhas de gelatina durante poucos segundos no microondas e junta-se à mistura do iogurte. Mexe-se bem. Coloca-se no frigorifico para solidificar um pouco. Batem-se as natas e juntam-se ao preparado anterior. Verte-se o recheio na tarteira e vai novamente ao frigorifico. Quando tudo estiver bem solidificado, decora-se com morangos.


Nota: Optei por fazer esta sobremesa de véspera. Na altura de servir, ficou com uma óptima consistência e bastante fresca.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Pataniscas de Bacalhau

Há bastante tempo que não fazia esta receita. Nunca conseguia arranjar a receita de uma massa que ficasse bem. Agora com a Bimby decidi experimentar uma receita do Forum que também está publicada no livro base. As pataniscas ficaram bastante boas. Tenho ouvido muita gente dizer que se fritam em óleo abundante, mas eu fi-las numa frigideira anti-aderente com muito pouco óleo. Ficaram deliciosas...
Ingredientes:
400 g de bacalhau desfiado
1 cebola
Salsa (não pus, coloquei coentros)
4 ovos
350 g de farinha
300 g de água

Cozer o bacalhau. Escorrer e desfiar. Reservar a água.

Picar os coentros e a cebola na Bimby seleccionando 8 segundos à velocidade 5. Reservar.

Colocar no copo os ovos, a farinha, a água e, se necessário, um pouco de sal. Seleccionar 2 minutos á velocidade 5. Adicionar o bacalhau, os coentros e a cebola e envolver durante 15 segundos à velocidade 3.

Como referido anteriormente, fritar em pouco óleo.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Rolinhos de Fiambre / Caracóis



Peço desde já desculpa à autora desta receita, mas não me lembro do nome do blog onde inicialmente a vi. Precisava de fazer uns salgadinhos e esta receita cativou-me logo.
Assim, comecei por fazer os rolinhos de fiambre. Mas como achei a massa pouco doce, resolvi fazer uns caracóis.

Ingredientes:
115 g de leite
90 g de água
70 g de açúcar
1/2 pacote de fermento seco
70 g de óleo
1/2 colher de chá de sal
450 g de farinha

Colocar no copo da Bimby os ingredientes líquidos e o fermento. Seleccionar 2 minutos, à temperatura 37 °C, velocidade 2. Acrescentar a farinha e o sal e seleccionar 15 segundos à velocidade 5, seguido de 2 minutos à velocidade Espiga. Retirar a massa e deixar levedar até dobrar de tamanho.

Retirar a massa para uma superficie enfarinhada e dividi-la em dois (um pedaço de massa para os rolinhos, o outro para os caracóis).

Com o rolo estender a massa formando um círculo. Com uma faca corta-se em oito triângulos e nas bases colocar um bocadinho de fiambre. Enrolar e colocar num tabuleiro previamente untado com margarina. Repetir a operação e pincelar com leite.

Com o pedaço de massa destinado aos carcóis, estender a massa em forma de rectângulo. Polvilhar com açúcar e canela. Espalhar os corintos e enrolar. Partir em pequenas fatias e colocar no tabuleiro dos rolinhos.

levar o tabuleiro ao forno pré-aquecido a 180 °C.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Couve Flor Gratinada

Esta é uma entrada muito simples e bastante agradável. Uma maneira um pouco diferente de apresentar a couve flor.

Ingredientes:
Couve Flor
1 embalagem pequena de Molho Béchamel (usei de compra já pronto)
Bacon aos cubos

Cozer a couve flor em água e um pouco de sal. Colocar num recipiente de ir ao forno. Reservar.

Num tachinho anti-aderente colocar o bacon partido aos cubos e levar ao lume até largar um pouco da gordura. Deitar o molho béchamel e mexer um pouco para misturar sabores.

Colocar o molho béchamel com o bacon por cima da couve flor e levar ao forno a gratinar.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Peitos de Frango Recheados

Andava à procura de uma receita de peitos de frango diferente. Como não encontrei nenhuma que me agradasse, resolvi inventar e dar o meu toque pessoal. Recheei-os com grelos, bacon e sultanas. Ficou bastante agradável, pois é sempre uma outra maneira de se comerem legumes....


Ingredientes:
Peitos de Frango
Sal, pimenta e limão q.b.
Margarina
1 embalagem de grelos congelados
Bacon
Sultanas


De véspera, ou com algum tempo de antecedência temperar os peitos de frango com sal, pimenta e limão.

Cozer os grelos. Depois de cozidos escorrer bem. Numa frigideira, colocar o bacon aos cubos até ficar douradinho e largar alguma gordura. Colocar os grelos e as sultanas. Mexer um pouco. Reservar.

Abrir longitudinalmente os peitos de frango e colocar a mistura de grelos. Enrolar e fechar com um pouco de fio de modo a que o recheio não saia.

Numa frigideira colocar um pouco de margarina e dispor os peitos de frango. Deixar cozinhar virando de vez em quando.

Quando pronto, retirar o fio e partir às fatias.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Almofadinhas de Legumes

Já tinha aqui colocado umas almofadinhas de maçã. Pois agora resolvi acabar com a restante massa filo e fazer a mesma receita mas em versão salgada, ou seja com legumes.



Ingredientes:
Massa filo
Margarina
Azeite
Ervilhas
Bacon
Cenoura
Cogumelos
Abóbora
Courgette
Alho francês
Molho de soja e molho inglês
Sal e Pimenta

Para o recheio:
Dar uma ligeira cozedura às ervilhas e às cenouras.

Numa frigideira, saltear o bacon cortado aos bocadinhos até ficar tostadinho. Adicionar um pouco de azeite e colocar os restantes legumes partidos aos cubos pequeninos. Temperar com um pouco de molho inglês e de soja, sal e pimenta e deixar saltear mais um pouco, mexendo de vez em quando.

Untar um tabuleiro de ir ao forno com margarina.

Retirar a massa filo da embalagem, abri-la e pincelar com margarina. Cortar em quadrados e rechear com os legumes. Fazer pequenas almofadas que se vão colocando no tabuleiro. Repetir a operação até acabar a massa e os legumes.

Levar ao forno pré-aquecido a 180 ºC

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Vitela Assada na Panela de Pressão

Normalmente a carne de vitela fica um pouco rija se assada no forno. Então a maneira de contornar o problema é "assá-la" na panela de pressão. A receita é muito simples e fácil de fazer, além de que fica bastante gostosa. A receita é adaptada do Forum Nós Mulheres.


Ingredientes:
Carne de Vitela para Assar
Cebola
Alho
Azeite
Cenouras
Polpa de tomate
Pimenta
Vinho branco
Coentros


Colocam-se na panela de pressão os alhos laminados, a cebola aos cubos e o azeite e deixa-se refogar um pouco até a cebola amolecer.


Depois de lavada e arranjada colocar a carne na panela de pressão e vai-se virando a carne aos poucos até que esta fique douradinha.


Acrescenta-se a polpa de tomate, o sal, a pimenta e o louro e continua-se a virar a carne de vez em quando. Acrescenta-se o vinho branco e as cenouras cortadas às rodelas. Tapa-se a panela e deixa-se acabar de cozer.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Empada Galega

Mal desfolhei o novo Livro da Bimby e me deparei com esta receita não descansei enquanto não a fiz. Gostamos muito das empadas galegas, apesar de já há algum tempo não as comermos e daí esta vontade de experimentar esta receita. É realmente muito boa.

Ingredientes:
(massa)
50 g de água
50 g de azeite
50 g de vinho branco
1 pitada de açúcar
1 colher de chá
150 g de margarina
1/2 saqueta de fermento seco (5 g)
1 ovo
500 g de farinha
1 ovo para pincelar

Ingredientes:
(recheio)
200 g de mozzarella ralado (não pus, esqueci-me)
100 g de cebola
200 g de tomate (pus polpa de tomate)
30 g de azeite
1/2 pimento verde
1/2 pimento vermelho
50 g de pepinos em vinagre (não pus)
4 latas de atum
50 g de presunto aos cubos

Preparação da massa:
Colocam-se os ingredientes líquidos no copo, o açúcar, o sal, a margarina e selecciona-se 2 minutos, à temperatura 37 °C, velocidade 1. Acrescenta-se o fermento e selecciona-se 3 segundos à velocidade 4 para misturar bem.
Junta-se o vov, a farinha e program-se 2 minutos à velocidade Espiga. Retira-se e deixa-se levedar até dobrar de volume.

Preparação do recheio:
Coloca-se no copo a cebola, o tomate, o azeite, os pimentos cortados em rodelas e os pepinos. Selecciona-se 5 segundos à velocidade 5 para picar e misturar todos os ingredientes.
Programam-se 5 minutos à temperatura Varoma, velocidade colher inversa.
Acrescenta-se o atum muito bem escorrido e o presunto e selecciona-se 3 minutos, velocidade colher inversa, temperatura 100 °C. Deixa-se arrefecer.

Reserva-se 1/3 da massa para cobrir a empada e estica-se a restante com o rolo. Forra-se um tabuleiro previamente untado com margarina e coloca-se o recheio por cima. Polvilha-se com o queijo ralado e tapa-se com a restante massa.

Fura-se a superficie da massa com um garfo e pincela-se com ovo batido. Vai ao forno pré-aquecido a 200 °C cerca de 20 minutos.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Amêijoas à Bolhão Pato

Desde que experimentei cozinhar as amêijoas vietnamitas que não quero outras, pois como são de viveiro não têm areia e são muito gostosas. A receita é do Forum Bimby e é sem dúvida a repetir....
Ingredientes:
1 kg de ameijoas
5 dentes de alho
100 g de azeite
50 g de margarina
100 g de água
1 limão pequeno
Salsa ou coentros (coloquei coentros)
Sal q.b.

Colocar as ameijoas num recipiente com água e sal para que abram e possam expelir a areia (mínima, no caso das ameijoas vietnamitas) durante cerca de 1 hora.

Colocar os alhos descascados no copo da Bimby e seleccionar 5 segundos à velocidade 6. Juntar o azeite e a margarina e programar 4 minutos à temperatura 100 °C, velocidade 1.

Aos poucos acrescentar a água.

Escorrer as amêijoas e colocar na Varoma. Seleccionar 20 minutos, temperatura varoma à velocidade 1.

No final, deitar as amêijoas para uma taça. Rectificar de sal o molho que ficou no copo, juntar os coentros e regar as amêijoas.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Azeitonas Temperadas

Tinha umas azeitonas que não eram muito saborosas. Assim resolvi temperá-las e dar-lhes um sabor muito agradável e fresco.

Ingredientes:
Azeitonas pretas
Alho q.b.
Sal
Azeite
Óregãos

Pica-se muito bem o alho. Mistura-se com o azeite, o sal e os óregãos. Colocam-se as azeitonas neste preparado. Deixam-se ganhar sabor e servem-se.