Andava há imenso tempo para experimentar fazer o Panettone, bolo típico do Natal italiano originário de Milão, cuja forma (alta e um pouco tipo cogumelos) é muito característica.
Apesar de não ter encontrado a típica forma alta de papel, não quis deixar de experimentar e o resultado foi muito bom. De textura mais do género de bolo do que de pão doce, resultou muito bem e comeu-se num instante.
Com esta receita inicio as minhas experiências Natalícias. Esta correu bem... Vamos ver como correm as outras....
Ingredientes:
(Fermento)
40 g de fermento de padeiro fresco
1 colher de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de farinha
4 colheres de sopa de água morna
(Panettone)
600 g de farinha de trigo tipo 65
200 g de frutas cristalizadas
100 g de uvas passas
100 ml de leite
100 ml de água
160 g de açúcar
150 g de manteiga à temperatura ambiente
4 ovos
1 colher de café de sal
Raspa de laranja e limão
Preparação do fermento:
Dissolver o fermento na água morna e quando estiver bem dissolvido adicionar o açúcar e a farinha misturando muito bem. Deixar levedar durante cerca de 20 minutos.
Preparação da massa:
Colocar o leite, a água e o açúcar no copo da Bimby e seleccionar 1 minuto à velocidade 2 e temperatura 40 °C. Acrescentar a farinha e misturar durante alguns segundos à velocidade 6.
Verter a massa do fermento e amassar durante 2 minutos à velocidade Espiga.
Adicionar a manteiga, os ovos ligeiramente batidos com o sal e a raspa de laranja e de limão. Amassar de novo durante três minutos à velocidade Espiga. Acrescentar as frutas cristalizadas e as uvas passas.
A massa deverá ficar um pouco pegajosa. Verter para uma forma própria de panetone e deixar levedar cerca de cinquenta minutos coberto com um pano.
Durante este tempo a massa deverá dobrar o seu volume tendo em atenção o momento de encher a forma.
Pincelar com manteiga derretida, fazer uma cruz com uma faca e colocar um pouco de manteiga no centro. Levar ao forno a 180 ºC durante cerca de 45 minutos.
Gosto imenso de acopanhar o meu pequeno almoço com uma fatia de panettone, este ficou com um interior bem deliciosos, gostei mt!
ResponderEliminarbeijinhos