Mais uma receita típica da ilha da Madeira. É um pão que se pode comer como entrada, acompanhamento, com manteiga de alho e indispensável com as espetadas madeirenses. Esta não é com certeza a receita tradicional, pois a mesma duraria vários dias a fermentar, mas uma versão para a Bimby muito mais rápida e igualmente saborosa (retirada do livro "A Bimby na Cozinha Tradicional Portuguesa")
Ingredientes:
70 g de batata doce
300 g de água
1 dente de alho
250 g de farinha
1 colher de café de sal
1 saqueta de fermento Fermipan
Descasca-se e coze-se a batata doce com 200 g de água durante 25 minutos à temperatura 100 °C, velocidade 1. No final, escorre-se bem a água e reduz-se a puré, triturando 30 segundos à velocidade 4.
Adiciona-se o fermento, a água e o sal e selecciona-se 1 1/2 minuto, à temperatura 50 °C, velocidade 2. Junta-se a farinha e selecciona-se 30 segundos, velocidade 6.
Retira-se a massa do copo. Amassa-se mais um pouco e deixa-se levedar durante cerca de meia hora. Divide-se a massa em 4 e fazem-se 4 bolas que se achatam até terem cerca de 1 cm de espessura.
Entretanto, aquece-se uma frigideira anti-aderente. Qaundo estiver quente, coloca-se a massa e vai-se virando até estar cozido.
Feliz e Santo Natal 2024! ⭐
Há 9 horas
vou experimentar este fim de semana vamos ver :))
ResponderEliminar