sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Creme de Limão (com iogurte grego e mel)

Aqui há uns tempos estava a fazer zapping quando me deparei no programa do Chef Henrique Sá Pessoa "Ingrediente Secreto". A parte que eu vi foi só a receita final, que me agradou logo, pois todos gostamos de limão. E assim, num destes fins-de-semana foi a sobremesa eleita. Ficou com um sabor a limão um pouco intenso demais, mas igualmente fresca para os dias de Verão que se fizeram sentir.
Ingredientes:
Raspa de 1 limão
4 limões
375 g de açúcar
125 g de manteiga
4 ovos
2 iogurtes gregos (usei tipo grego da marca Continente)
Mel a gosto
Bolachinhas de Manteiga a gosto


Num tacho colocar a raspa do limão, o sumo dos 4 limões. (Não se preocupem se cairem alguns caroços, pois este molho vai ser posteriormente coado) e metade do açúcar. Deixar aquecer.


Numa taça colocar o açúcar restante e os 4 ovos e mexer.


Com um coador, deitar um pouco do preparado do tacho nos ovos para os habituar à temperatura e continuar a mexer. Verter o restante preparado e colocá-lo a cozer em banho maria mexendo sempre até os ovos ganharem consistência e uma textura mais cremosa. Isto deve demorar cerca de 15 minutos.


Retirar o preparado do lume e deitar a manteiga à temperatura ambiente e cortada aos cubos . Mexer e colocar no frigorifico para que o creme solidifique (normalmente de um dia para o outro).


Quando estiver bem frio, retirar pequenos pedaços para copos onde irá montar a sobremesa.


À parte misturar o iogurte grego com o mel e colocar por cima do creme de limão.


Enfeitar com as bolachas de manteiga partidas aos bocadinhos.

3 comentários:

  1. Vai ser o doce deste fim de semana, por dois motivos muito simples: lá em casa somos fãs absolutos de limão e de iogurte grego.

    bjis

    ResponderEliminar
  2. Vou levar a receita Belinha, obrigado por partilhares a receita

    beijinhos e bom fim de semana!!

    ResponderEliminar