sexta-feira, 28 de maio de 2010

Croissants

Esta receita já estava na minha lista de receitas a testar já há algum tempo. Nunca pensei que me calhassem tão bem... Ficaram uns croissants muito gostosos, estaladiços e um pouco folhados como gostamos cá em casa. A receita é do livro Massas da Bimby.




Ingredientes:
120 g de leite
50 g de açúcar
1/2 colher de café de sal
1 ovo grande
100 g de manteiga
300 g de farinha extra fina
1 saqueta de fermento de padeiro
1 colher de chá de açúcar baunilhado


Colocar no copo o leite, 50 g de manteiga, o açúcar e o sal e programar 1 minuto, à temperatura de 37 °C e velocidade 2. Acrescentar o fermento, o ovo, a farinha e o açúcar baunilhado, programar 10 segundos à velocidade 6. Programar mais 2 minutos à velocidade espiga.


Retirar a massa, envolvê-la em película aderente e deixar repousar meia hora.


Colocar a massa sobre uma superfície enfarinhada e esticar até ficar muito fininha, formando um rectângulo. Pincelar com a restante manteiga , deixando as bordas por pincelar.


Dividir imaginariamente o rectângulo em três partes. Dobrar a parte direita para dentro e a esquerda a sobrepô-la. Virar a massa de sentido e esticar novamente a massa, pincelar novamente com manteiga e dobrar. Repetir esta operação 3 a 4 vezes.


Esticar a massa e cortá-la em triângulos, enrolando-os da ponta mais larga para a mais estreita. Pincelar com leite e levar ao forno pré-aquecido a 180 °C até ficarem cozidos.


A receita recomenda pincelar com uma calda de açúcar, mas eu pincelei com um pouco de geleia.

Sem comentários:

Enviar um comentário