segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Essência do Gourmet


Não tenho o costume de colocar aqui neste meu singelo caderno de receitas digital os lugares que visito, os eventos que vou, etc, por achar que não se enquadram no tema deste blog.

No entanto, desta vez vou fazer uma excepção e registar a minha passagem pelo fantástico evento que é o Essência do Gourmet, organizado pelo Essência do Vinho e pela Associação Comercial do Porto, que teve lugar este fim de semana no magnífico Palácio da Bolsa. Esta foi a quarta edição, mas foi a minha primeira visita.

Este evento contou com a presença de diversos chefes de cozinha (Vitor Sobral, Rui Paula, Augusto Gemelli, Francisco Ferreira, António Vieira, entre outros) que deram umas mini aulas e elaboraram algumas receitas. De entre eles, apesar do calor que se fazia sentir e do elevado número de pessoas que acorreram ao evento, tive oportunidade de assistir a um curso do Chefe Vitor Sobral e outro do Chefe Augusto Gemelli.

O Chefe Vitor Sobral apresentou tagliatelli fresco com espargos verdes, queijo de cabra, creme de alcachofras (para fazer este creme ele contou com a ajuda da nossa amiga Bimby) e pinhões torrados enquanto que o Chefe Augusto Gemelli fez uma sopa de meloa, rolinhos Primavera (tipo crepes chineses) e caril de arroz com camarão e fiambre de frango. Tudo muito bom...
Paralelamente a estas aulas decorriam sessões de "Show Cooking" em que alguns Chefes apresentavam algumas das suas receitas no requintado ambiente do Salão Árabe.

Dezenas de expositores davam a provar alguns dos seus produtos gourmet como azeite, queijos, mel, vinho, etc havendo nalguns casos a possibilidade de os adquirir.

Havia também um espaço dedicado aos mais pequenos em que podiam "meter a mão na massa" e aprender os princípios de uma alimentação saudável.

Para além do atrás referido, vários restaurantes conceituados estavam associados a este evento e era possível degustar alguns dos pratos confeccionados na altura por um valor adicional de 7 Euros. De entre eles destacam-se os restaurantes Buhle, DOP, Góshò, Pedro Lemos e Pousada do Freixo.

Muito havia ainda a dizer acerca desta minha experiência. Uma coisa é certa aprendi bastante e fiquei com vontade de voltar para o ano.

1 comentário: