sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Jesuítas

Os Jesuítas são um pastel típico da confeitaria tradicional portuguesa, mais propriamente de Santo Tirso. Não há quem não conheça os jesuítas da confeitaria Moura. Esta confeitaria tem mais de 100 anos e, segundo investigações, este pastel, tal como os restantes folhados deste establecimento, surgiu pelas mão de um pasteleiro espanhol aí empregado. Foi ele que deu o nome a essa iguaria dado que quando esteve em Espanha teria trabalhado como cozinheiro numa comunidade de padres jesuítas em Bilbao.

E fiquei bastante admirada quando vi a receita num dos livros da Bimby. Nunca imaginei que seria tão simples recriar esta delícia e decidi de imediato meter mãos à obra. Ficaram óptimos, apesar de não se compararem aos originais.... Comeram-se num abrir e fechar de olhos...

Ingredientes:
2 placas de massa folhada congelada iglo
250 g de açúcar
1 clara de ovo
1 colher de chá de sumo de limão
100g de amêndoa granulada para enfeitar (não pus)

Óleo em Spray Espiga

Pulverizar o açúcar durante 10 segundos à velocidade 9. Com a espátula baixar o açúcar. Adicionar a clara do ovo e o sumo de limão. Seleccionar 20 segundos à velocidade 4. Reservar.

Estender a massa folhada até que esteja com uma espessura de 0,5 mm. Cortar em triângulos do tamanho desejado e colocar num tabuleiro untado com óleo em spray Espiga.

Espalhar o glacê uniformemente sobre a massa deixando 1 cm de borda. Levar ao forno pré-aquecido a 200 °C até ficarem douradinhos e folhadinhos.

5 comentários:

  1. São muito muito bons! E os teus ficaram bem apetitosos.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Amiga,nem imaginas a prenda que acabas de me oferecer, a minha perdição nas férias ai em Portugal e so comer jesuitas, como 4 ou mais por dia e não me canso enm fico satisfeita adoroooooo.
    Por isso te agradeço imenso graças a ti poderei matar o meu desejo cà em Paris, obrigado amiga.
    Beijinhos e optimo fim de semana

    ResponderEliminar
  3. ola.. e os triangulos poem se em cima uns dos outros?

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pela visita.
    os triângulos de massa folhada são colocados espaçados e depois colocar o açúcar glacé por cima.
    Com o calor do forno a massa vai folhar e aumentar de volume.
    Espero ter esclarecido a questão.
    Beijinhos
    Belinha

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigada . Depois de varias experiencias, com outras receitas, foi esta de facto a primeira que deu resultado. Cumprimentos quentes vindos da fria Alemanha. Cristina

    ResponderEliminar