quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Molho Bolonhesa (Ragu alla bolognese)

Apesar da fotografia estar mesmo muito mal, o que é certo é que este molho bolonhesa ficou óptimo. Segundo pesquisas feitas na Net, em Outubro de 1982, a delegação de Bolonha da Accademia Italiana della Cucina depositou na Câmara de Comércio e Indústria local a receita original do Ragu' alla bolognese de forma a preservar e garantir a continuidade da tradição gastronómica bolonhesa. Eis aqui a minha adaptação.
Ingredientes:
250 g de caldo de carne
50 g de manteiga
250 g de carne de vitela
250 g de carne de porco (não coloquei)
1 cenoura
1 cebola
1 copo de leite
3 colheres de sopa de Azeite Virgem Extra Espiga
100 g de bacon
Pimenta moída na hora
30 g de concentrado de tomate (coloquei uma lata pequena de tomate pelado que triturei)
Sal q.b.
1 Aipo (não coloquei)
1 copo de vinho tinto (usei branco)

Descascar a cebola e a cenoura, retirar os filamento do aipo e picar os 3 ingredientes finamente). Colocar numa panela o azeite e a manteiga. Quando esta estiver derretida juntar os legumes picados e deixar dourar um pouco, mexendo sempre.

Entretanto picar o bacon e juntá-lo à carne picada. Colocar a carne na panela e deixar cozinhar até ficar um pouco cozida, mexendo de vez em quando.

Adicionar o vinho, o tomate e um pouco do caldo de carne. Misturar bem, acrescentar o sal e deixar cozinhar em lume brando cerca de uma hora (usei a panela de pressão e foi mais rápido. Destapei a panela e deixei apurar). Finalmente juntar o leite, mexer bem e deixar apurar mais um pouco. Quando estiver pronto rectificar os temperos.

1 comentário: