terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Francesinha

Sou do Porto, com muito orgulho. Como tal tinha que gostar da fantástica Francesinha considerada pelo site AOL Travel (um dos melhores sites de turismo e lazer) uma das 10 melhores sandes do mundo.


Dizem que a francesinha foi inventada por um emigrante regressado de França. Ele decidiu dar um toque especial a uma receita tipicamente francesa, o croque-monsieur, juntando-lhe um molho tornando-a um dos pratos mais apreciados da cidade.


Apesar de já ter feito diversas vezes cá em casa utilizando o molho que existe à venda no mercado, desta vez resolvi experimentar a receita do molho publicada no blog "donabimby". O molho ficou mesmo fantástico, muito parecido com os dos restaurantes. Sem dúvida a repetir....


Que delícia... Lá vai a dieta...


Ingredientes:
(francesinha)
2 fatias de pão de forma
1 bife de vitela fininho e muito tenro
1 linguiça
2 fatias de fiambre
2 fatias de mortadela com azeitonas
Queijo flamengo fatiado para cobrir a francesinha
Sal e pimenta q.b.


Fritar o bife com um pouco de sal e pimenta. Na mesma frigideira dar uma leve fritura à liguiça partida ao meio longitudinalmente.


Torrar muito levemente as fatias de pão de forma. Colocar uma das fatias num prato fundo e que possa ir forno. Dispor a seguir uma fatia de fiambre, uma fatia de mortadela, o bife, a linguiça e novamente as fatias de fiambre e mortadela. Finalizar com a outra fatia de pão de forma.


Entretanto, fazer o molho.


Ingredientes:
2 dentes de alho
250 g de cebola
50 g de azeite Clássico Espiga
Coentros
1 folha de louro
2 piri-piris
2 cubos de caldo de carne
250 g de polpa de tomate
1 colher de sopa de molho inglês
1 lata de cerveja
150 g de vinho branco
50 g de whisky
30 g de farinha maizena
100 g de água


Colocar no copo da Bimby a cebola, o alho, o azeite e picar durante 6 segundos à velocidade 3 e meio. Seleccionar 7 minutos á temperatura 100 °C e velocidade 1.


Adicionar todos os outros ingredientes à excepção da água e da farinha maizena e seleccionar 20 minutos à temperatura 100 ° e velocidade 1.


No final acrescentar a farinha maizena dissolvida na água e seleccionar 5 minutos à temperatura 100 °C e velocidade 1.


Retirar a folha de louro e triturar durante 1 minuto à velocidade 5-7-9.


Prensar um pouco a francesinha. Dispor por cima fatias de queijo de modo a cobrir toda a sandes e regar com o molho.


Levar ao forno a gratinar um pouco e servir de imediato.

4 comentários:

  1. Ainda no sábado comi uma francesinha. Fui ao café Santiago, em Passos Manuel (para nós é talvez uma das melhores francesinhas que já provamos e como moramos muito perto, é difícil resistir à tentação!), e aproveitamos para levar uns amigos que de tanto nos ouvie falar nesta francesinha, quiseram provar. Saimos satisfeitos: pela francesinha, pela simpatia do funcionário e pelo preço :)

    ResponderEliminar
  2. Adoro francesinhas especiais, não à um mês que não se comam cà emc asa, e esse molho hummmm se for bem picante me consola toda, adorei!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. so tem a receita com a bimbi? e sem a bimbi? como faço

    ResponderEliminar
  4. so tem a receita com a bimbi e sem a bimbi como faço???

    ResponderEliminar