quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Pão Tigre

Gosto bastante deste tipo de pão. A cobertura é simplesmente uma tentação... Quando vi esta receita no blog Figo Lampo decidi que a tinha que experimentar. A primeira vez que a fiz a experiência não correu muito bem porque utilizei a Farinha de Arroz feita na Bimby e não ficou bem fina, mas da segunda vez com Farinha de Arroz de compra ficou fantástica... Os pãezinhos não duraram muito tempo....



Ingredientes:
(Pão)
1 saqueta de fermento de padeiro Fermipan
1,5 colher de chá de sal
1/4 de copo (utilizei o copo da máquina de pão) de água quente
1 copo de leite quente
1 colher de sopa de açúcar
2 colheres de café de óleo Alimentar Espiga
2 e 3 copos de farinha de trigo tipo 65

(Cobertura)
1 colher de sopa de fermento Fermipan
1 colher de sopa de açúcar
1/2 copo de água quente
1 colher de sopa de óleo Alimentar Espiga
1/4 de colher de café de sal
3/4 de copo de farinha de arroz

Preparação do pão:
Colocar no copo da Bimby o fermento, a água, o leite e o açúcar e misturar durante 15 segundos à velocidade 5. Deixar descansar 15 minutos.

Adicionar o óleo, o sal e dois copos de farinha. Envolver durante 15 segundos à velocidade 4. Com a Bimby nesta velocidade verter a restante farinha pelo bocal. Parar e programar 4 minutos e meio à velocidade Espiga.

Retirar a massa para uma superfície polvilhada com farinha e trabalhá-la durante 5 minutos até estar macia. Colocar num recipiente, cobrir e deixar levedar durante uma hora ou até dobrar de tamanho.

Formar bolinhas de cerca de 75 g/cada. Colocar num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal e deixar repousar mais 15 minutos ao ar.

Cobertura:
Juntar todos os ingredientes e passar com a varinha mágica durante alguns segundos até estar tudo bem misturado. Deixar repousar durante 15 minutos.

Cobrir as bolinhas de pão muito bem com este preparado e deixar descansar mais 20 minutos. Levar ao forno pré-aquecido a 190 °C durante cerca de meia hora ou até a cobertura estar douradinha a gosto.

4 comentários:

  1. Esses tigrezinhos ficaram muito bonitos, aposto que estavam delíciosos ainda quentes e barrados com manteiga! :)

    ResponderEliminar
  2. Ai amiga que coisa boa, ainda não fiz estes :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Uma sugestão bastante apetitosa.
    Parabéns pelo Blog.
    Beijinhos e bom Ano.

    ResponderEliminar