sábado, 14 de fevereiro de 2009

Pão sem Amassar (No-Knead Bread)

Estava mesmo muito curiosa em relação a este pão não só pela quantidade de horas que demora a fazer mas também pela sua simplicidade. É como diz o autor desta receita (da famosa padaria Sullivan em Nova Iorque) qualquer criança de quatro anos consegue-o fazer. Por isso resolvi experimentar. E não é que resultou e ficou mesmo fantástico... A crosta do pão crocante... Que delícia... Aconselho a todos... Definitivamente a repetir. Aqui vão as fotos e a receita:
3 copos (430 g) de farinha (normal ou para pão)
1/4 colher de chá de fermento seco (Vahiné, Fermipan) ou 5 g de fermento de padeiro
1 1/4 colher de chá de sal
350 ml de água

Num recipiente misture a farinha, o fermento e o sal. Junte a água e mexa só até ficar tudo misturado (pouco tempo, 30 segundos). A massa ficará mole e pegajosa. Cobrir o recipiente com um pano e deixe levedar cerca de 12 horas, preferencialmente 18, à temperatura ambiente.


A massa estará pronta quand esta estiver cheia de bolhinhas. Retira-se a massa para uma superfície com um pouco de farinha; polvilhe a massa com um pouco mais de farinha, e dobram-se as pontas da massa uma ou duas vezes, colocando as dobras por baixo. Cubra novamente com um pano e deixe levedar durante mais 15 minutos.


Com as mãos enfarinhadas molda-se uma bola e deixa-se novamente a descansar duas horas com um pano por cima. Quando pronta a massa deverá ter o dobro do tamanho inicial.


Pelo menos meia hora antes da massa estar pronta, aquece-se o forno no máximo e coloca-se dentro o recipiente com tampa (vazio) onde o pão vai cozer (usei um pirex) . Quando a massa estiver pronta, retira-se o pirex do forno com muito cuidado e coloca-se dentro a massa. Abane ligeiramente o recipiente se a massa não estiver bem distribuida. Cobre-se com a tampa e assa-se durante 30 minutos. Nessa altura retira-se a tampa e assa novamente durante 15 a 30 minutos até ficar douradinho. Retira-se e deixa-se arrefecer num grelha.

Sem comentários:

Enviar um comentário