quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Pizza Calzone



Já não é a primeira vez que publico aqui pizzas. Para o meu filho os ingredientes têm de ser sempre os mesmos (ananás, bacon, fiambre e extra queijo), mas para nós tento variar um pouco e desta vez resolvi fazer uma pizza Calzone com cogumelos, ananás, azeitonas, fiambre, bacon e ovo. Coloco aqui as fotografias das duas pizzas que fiz.



A massa é que não é sempre a mesma e desta vez resolvi experimentar a massa de Pizza publicada no livro da Bimby (Mille et une pâtes... à pain) publicada pela Vorwerk França.



Ingredientes:


(massa)


10 g de fermento de padeiro fresco


100 g de água


100 g de leite meio gordo


350 g de farinha de tripo tipo 55 Espiga


1 colher de sopa de azeite Clássico Espiga


1/2 colher de café de sal




Colocar no copo da Bimby o fermento de padeiro previamente dissolvido na água e 10 g de leite e seleccionar 1 minuto e 30 segundos à temperatura 37 °C e velocidade 2.



Adicionar a farinha, o azeite e o sal e misturar durante 2 minutos à velocidade Espiga acrescentando os 90 g de leite restantes à passagem do 1 minuto.




Retirar a massa do copo para uma saladeira, cobrir com um pano e deixar levedar cerca de 1 hora antes de a estender finamente à mão ou com o rolo da massa.



Ingredientes para o molho de tomate para pizza:


(Receita do Forum Bimby)


1 lata de tomate pelado


6 dentes de alho


50 g de azeite Clássico Espiga


Sal, pimenta e óregãos




Picar os alhos durante 5 segundos à velocidade 5. Colocar o azeite e programar 5 minutos à velocidade 1 e temperatura 100 °C. Acrescentar o tomate, o sal, a pimenta e programar 10 segundos à velocidade 3.




Cozinhar 10 minutos à temperatura Varoma e velocidade 1.


No final desse tempo, triturar tudo durante 25 segundos à velocidade 6. Acrescentar os óregãos.



Preparação da Calzone:


Formar um círculo com a massa, passar para um tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal e pincelar com o molho de tomate. Colocar as fatias de queijo mozzarella numa das metades do círculo de massa e por cima polvilhar com o fiambre e o bacon aos cubos, os coumelos laminados, bocadinhos de ananás, algumas azeitonas e por cima um ovo previamente escalfado.



Colocar a outra metade da massa por cima e fechar bem as duas metades de modo a que durante a cozedura não saia nenhum recheio.



Vai ao forno pré-aquecido a 210 °C durante 30 minutos.


5 comentários:

  1. A1doro os ingredientes, ca em casa também é como na tua ananas e bacon eheheh

    Ficou muito apetitosa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. O TEU FILHO TEM BOM GOSTO POIS SÃO OS MESMOS INGREDIENTES QUE EU MAIS APRECIO NUMA PIZZA E CLARO OS COGUMELOS. OBRIGADA PELA PARTILHA BELINHA

    beijinhos e tem um BOM DIA!!

    ResponderEliminar
  3. Belinha que delícia ficou esta Pizza, também adoro esses ingredientes.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    Gostei muito desta piza, o meu filho adora estas pizzas, a tua ficou com um aspecto maravilhoso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que bela pizza, lá em casa quando faço... nao sobra pitada para contar a historia!!! Vou experimentar a tua!!! gostei da ideia!!

    Beijocas

    ResponderEliminar