quinta-feira, 29 de abril de 2010

Pão com Azeitonas

Inspirada no Pão com Azeitonas do PD, resolvi meter mão na massa e experimentar a receita para este pão do livro da Bimby "Massas". Em vez de um pão grande (conforme indicado na receita) fiz uns pãezinhos pequeninos. Achei o pão bastante fofo e saboroso. Sem dúvida a repetir, além de ter a vantagem de ir logo ao forno, não sendo necessário levedar.


Ingredientes:
1 colher de chá de sal
20 g de azeite
350 g de água
70 g de açúcar
600 g de farinha
1 colher de chá de manjericão (não coloquei)
1 saqueta de fermento seco
200 g de azeitonas sem caroço


Colocar no copo as azeitonas e picar com uns toques de Turbo (como não encontrei azeitonas pretas sem caroço, descarocei-as e cortei aos bocadinhos). Reservar.


Colocar no copo a água, o açúcar, o azeite, o feremento e o sal e programar 1 minuto à velocidade 2, temperatura 37 °C. Acrescentar a farinha, as azeitonas e o manjericão e programar 1 minuto à velocidade 6 e mais 3 minutos à velocidade Espiga.


Colocar a massa numa superfície enfarinhada, dividir em várias porções, fazer bolinhas e colocá-las num tabuleiro que possa ir ao forno untado com azeite. Levar ao forno a 50 °C durante cerca de 30 minutos.


Sem abrir o forno aumentar a temperatura para os 200 °C durante mais 30 minutos e 5 minutos antes de terminar o tempo pincelar o pão com um pouco de leite ou água para ficar brilhante (não coloquei pois gostei da aparência enfarinhada).


Dever-se-á colocar uma tacinha com água no forno para o pão ficar mais macio. Não pus pois esqueci-me (ficou bom na mesma).

1 comentário: