quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Recordar: Folar da Páscoa

Esta foi uma receita que encontrei na primeira edição Especial da Páscoa da revista Tele-Culinária da responsabilidade do Chefe Silva e datada de 1977 que encontrei em casa da minha mãe... Com este Folar quero desejar a todos uma Santa e Feliz Páscoa.

Ingredientes:
500 g de farinha
30 ou 40 g de fermento de padeiro fresco
1/2 dl de leite morno
1 pitada de sal
100 g de açúcar
75 g de margarina
2 ovos cruz
Raspa de uma laranja
1 colher de café de canela ou erva doce em pó
1/2 cálice de brandy (não coloquei)
4 ovos cozidos com cascas de cebola (não cozi com as cascas)
Ovo batido com um pouco de leite

Colocar a farinha sobre a mesa, abrir uma cavidade no centro e deitar aí o fermento de padeiro. Amassar com metade do leite. Para amassar o fermento retirar aos poucos alguma farinha que está em volta da mesa. Formar uma bola, dar-lhe um golpe em cruz e deixar levedar.

Juntar o açúcar, a canela (ou erva doce), o sal, a margarina e amassar sempre no centro com cuidado.

Juntar os ovos crus, o restante leite, a raspa da laranja, o brandy e amassar muito bem, envolvendo a farinha toda. Bater bem a massa de modo a ficar fofa e elástica e polvilhando-a com farinha sempre que necessário para que não fique colada à mesa. 

Colocar num recipiente e deixar levedar coberta com um pano.

Retirar um pouco da massa e formar uma bola com a restante. Colocá-la num tabuleiro de ir ao forno untado e polvilhado com farinha (forrei com papel vegetal) e colocar no centro os ovos cozidos. Com o bocadinho de massa fazer umas tiras e colocá-las por cima dos ovos. Deixar levedar novamente.

Pincelar com gema de ovo previamente misturada com um pouco de leite e levar ao forno médio durante cerca de 25 a 35 minutos.

1 comentário: