quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Doce de Abóbora Chila

Estamos na época das chilas. Pessoalmente não aprecio, mas como o meu marido e o meu pai gostam muito resolvi comprar uma e fazer um docinho para lhes alegrar os espíritos. A receita que faço sempre é a do livro da Maria de Lurdes Modesto "Cozinha Tradicional Portuguesa". Segundo as opiniões recolhidas ficou bastante bom...


Ingredientes:
1 abóbora chila
Igual peso de açúcarda abóbora cozida
1 pau de canela
Sal

Parte-se a abóbora atirando-a ao chão (esta parte deixei para o meu filho...) (não se deve nunca utilizar a faca pois trasnmite mau sabor ao doce).

Separam-se os diferentes pedaços com as mãos e retira-se a a tripa e as pevides assim como os filamentos amarelos da abóbora que também dão mau sabor ao doce.

Lavam-se em água fria abundante os diversos pedaços da abóbora até deixarem de fazer espuma.

Introduz-se a abóbora num recipiente com água fria e deixa-se ficar de molho até ao dia seguinte.

Num tacho de esmalte leva-se a abóbora a cozer em lume forte introduzindo-a a pouco e pouco na água a ferver temperada com sal.  

Quando a casca se separar facilmente, escorre-se. 

Passa-se a abóbora por água fria e com as mãos separam-se os fios o melhor possível.

Escorre-se num pano e pesa-se.

Toma-se igual peso de açúcar junta-se um pouco de água e canela e deixa-se cozer até se obter uma calda espessa (115 °C).

Junta-se a abóbora e deixa-se ferver, mexendo sempre até fazer estrada.

Deita-se o doce em frascos.

12 comentários:

  1. É dos meus doces preferidos ,a minha fazia dá trabalho mas acho que vale a pena.
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá Belinha,

    Este teu docinho veio em boa hora; tenho uma abóbora chila em casa e nunca fiz doce, pelo menos sozinha. Já fiz algumas vezes com a minha mãe e o que me ficou da experiência é que é muito moroso e tem algumas dicas que devem ser cumpridas.
    O teu ficou apetitoso.

    Bjnhos e uma semana maravilhosa.

    (http://saborescomtempo.blogspot.pt)

    ResponderEliminar
  3. também é assim que faço. muito bom!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Que belo docinho! eu adoro doce de chila e todos os bolos que o levem. posso servir-me?
    As minhas ainda estão na terra a crescer, mas em breve também vou fazer.
    bjs

    ResponderEliminar
  5. também não é dos meus doces favoritos, mas confesso que em algumas receitas acho que liga perfeitamente! Adoro o bolo rei com chila.
    beijinhos
    http://cookaddiction.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Olá Belinha!
    O meu doce preferido!! E também da Maria de Lurdes Modesto, do livro receitas escolhidas.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Eu também não gosto simples, mas uso-o para fazer bolos de chila e amêndoa, que adoro!!

    ResponderEliminar


  8. Mas que delícia, ficou excelente.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Que docinho maravilhoso!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  10. Eu por acaso sempre gostei muito! Então para rechear tartes... ai, delícia.

    ResponderEliminar
  11. Que delícia. Só comecei a gostar de chila há pouco tempo, mas ainda bem que aprendi a gostar deste sabor!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar